Multivacinação leva 2.800 crianças a postos de Dourados

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação levou 2.850 crianças às unidades de saúde de Dourados e ao posto volante instalado na Praça Antônio João, neste sábado. A iniciativa para regularizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos superou as expectativas em participação.

De todas as crianças atendidas, 1.218 precisaram tomar vacinas, a maioria com menos de um ano de idade e um número mínimo ainda não possuía carteira de vacinação. As demais foram avaliadas pelos profissionais da saúde e ficou constatado que estavam com as doses em dia.

"Isso demonstra que a cidade tem feito um bom acompanhamento e está mantendo uma boa cobertura vacinal das crianças", afirmou gerente do setor de Imunização da prefeitura Carla Cristina Ribeiro da Silva.

Os pais que ainda não levaram seus filhos para regularizar a caderneta devem procurar um posto de saúde até o dia 30 deste mês. São oferecidas as vacinas do calendário básico infantil, que são BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para atender a demanda, foram reforçados os estoques. O objetivo do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.
Diferente de outras campanhas, esta não tem meta. Mas, a orientação do setor de Imunização é para que todos levem seus filhos para avaliação e fazer a caderneta. Caso o posto de saúde não tenha o registro da criança, os profissionais de saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas de acordo com faixa etária.

Legenda: Dia D da Campanha de Multivacinação superou expectativas e levou milhares de crianças aos postos de saúde de Dourados neste sábado
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados