Parceria leva formação de público de teatro às escolas

 Uma parceria entre as Secretarias de Cultura de Dourados e de Itaporã, a Divisão de Cultura da UFGD e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul garantiu o início nesta terça-feira da ação de formação de público para o teatro em diversas escolas de Dourados e Itaporã. O objetivo é firmar nos estudantes o prazer e a sabedoria de frequentar um teatro e a importância de participar dos aspectos e movimentos culturais da cidade.



A ação faz parte do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)", que oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.




Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.



O curso de Artes Cênicas da UFGD tem um grupo de estudantes e professores envolvidos com o programa com dois subprojetos, um de Teatro e Cidadania e outro de Dança-Teatro Educação, somando 24 bolsistas.



Esse grupo, coordenado pelos professores Carla Ávila e José Parente da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD), atua em escolas estaduais de Dourados oferecendo oficinas de teatro, aulas regulares de teatro/dança e apresentações que estimulem o prazer e o gosto pelo teatro, chamadas "cápsulas da cultura".



Nesta semana o PIBID-Artes Cênicas, em parceria com as secretarias de Cultura de Dourados e de Itaporã, a Divisão de Cultura UFGD-COC e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza uma ação de formação de público para o teatro em escolas de Dourados e Itaporã.



Em Dourados, recebem as ações as escolas Izabel Muzzi, Álvaro Brandão e Armando Campos Belo. Em Itaporã, as escolas beneficiadas são Sonia Teixeira Paiva, Salvador Ferreira de Aguiar, Maria Timira dos Santos Borba e Dez de Dezembro (no distrito do Carumbé).



Em cada escola, cem alunos receberão as palestras por turno, divididos sempre em grupos de 25 alunos. Em todas elas os alunos participarão da Ação de Formação e assistirão a peça "Pluft, O Fantasminha".

--
Prefeitura de Dourados
Assessoria de Comunicação Social
(67) 3411-7297/3411-7626
assecom@dourados.ms.gov.br
www.dourados.ms.gov.br

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados