Prefeitura conclui asfalto no Alvorada e inicia obra em rua do Jardim Márcia

A Prefeitura de Dourados está concluindo nesta semana a implantação de asfalto no Parque Alvorada. Ao mesmo tempo, outra frente iniciou a pavimentação da Rua Joaquim Lourenço Filho, no Jardim Márcia. Com mais essas obras, a atual administração amplia os investimentos feitos em asfalto no período de 30 meses de governo. A meta do prefeito Murilo é atingir 100% da cidade com pavimentação até o final de 2016.



Na quinta-feira o prefeito Murilo foi ao Parque Alvorada para vistoriar a pavimentação da Arthur Frantz, última rua do bairro, próximo ao Córrego Laranja Doce. No mesmo dia ele esteve no Jardim Márcia, onde a prefeitura iniciava o asfalto da Rua Joaquim Lourenço Filho.




No Parque Alvorada estão sendo asfaltados aproximadamente 7.600 metros lineares das ruas Eduardo de Souza, Martin Ebehart, Sonia Amaral, Arthur Frantz, Olívio Becker, João Demaman Filho, Carlos de Alencar, Ramão de Matos, Eduardo Casaro, Genko Oshiro, Pedro Viana e Domingos Baldasso.



Já na Rua Joaquim Lourenço Filho, no Jardim Márcia, são 600 metros de extensão entre o prolongamento da Avenida Marcelino Pires e a Rua Filomeno João Pires.



"O asfalto já é um marco importante da nossa administração nos bairros de Dourados e resultado de muita luta para trazer recursos federais e investir recursos próprios na implantação de melhorias para a população", afirmou o prefeito ao percorrer a Rua Arthur Frantz para cumprimentar moradores e conversar com operários da obra.



De acordo com o prefeito, o desafio desta administração é chegar a 100% de asfalto em Dourados até o final de 2016. "Com as obras pavimentação que vamos fazer com os recursos garantidos neste ano através do nosso trabalho nos ministérios e da atual da bancada federal, será possível chegar a 80% dos bairros asfaltados", afirmou Murilo.



MORADORES

Marcelo Ihan, morador da Rua Arthur Frantz, comemora o asfalto em frente de sua casa e fala das dificuldades que passou por causa da lama e da poeira. "Aqui, quando chovia a água empoçava toda na esquina e a dificuldade para passar, mesmo de carro, era imensa. Quando o tempo estava seco a poeira tomava conta de tudo".



Funcionário de uma usina em Dourados, Marcelo conta que foram três anos de sufoco em consequência da falta de pavimentação. "Estou contente porque agora é vida nova e, além disso, o imóvel que eu moro está valorizado em pelo menos 50%".



Outro que comemora o afalto é o corretor de imóveis Edilson Teixeira Cruz, também da Rua Arthur Frantz. Como ex-presidente e uma liderança no bairro, Edilson foi um dos que trabalharam na busca pela adesão dos moradores ao asfalto comunitário. "Corri atrás mesmo, por entender que desta forma teríamos o asfalto com mais rapidez e, como o prefeito Murilo nos deu essa oportunidade, era o momento de abraçar e garantir o benefício".



OBRAS EXECUTADAS

Entre as várias obras de asfalto já executadas desde o primeiro semestre de 2011, estão a pavimentação do Parque das Nações I Plano e da Vila Cachoeirinha, bairros onde a pavimentação era esperada há décadas pelos moradores e a obra só saiu do papel na atual administração.



No Parque I, o asfalto foi executado pela prefeitura após várias reuniões do prefeito em Brasília para garantir a liberação dos recursos viabilizados através de emenda federal.



Naquela região da cidade, a prefeitura fez 3.630 metros quadrados de asfalto no Parque II, também executado com recursos próprios. A obra cumpriu compromisso do prefeito Murilo com a comunidade do bairro, principalmente da Rua S-4, onde os moradores sofriam com a poeira provocada pelo intenso tráfego de veículos no local.



Já na Vila Cachoeirinha, o asfalto e outras obras de infraestrutura como drenagem e rede de esgoto, transformaram a vida dos moradores. O prefeito lembra que assim que assumiu a prefeitura, em 2011, firmou compromisso de iniciar o asfalto da Cachoeirinha ainda naquele ano. "No dia 20 de dezembro, aniversário da cidade, fomos ao Cachoeirinha com as máquinas para iniciar o asfalto".



Junto com as várias ruas pavimentadas nos últimos 30 meses na cidade está o trecho da Rua Frei Antonio (antiga W-17) entre a Coronel Ponciano e a Raul Frost, no Terra Roxa. Só nesse local foram cinco mil metros quadrados de pavimentação feitos com recursos próprios da prefeitura.



A prefeitura já concluiu 90% do asfalto do residencial Estrela Porã, região oeste da cidade, próximo ao Parque do Lago. Antes do asfalto, a prefeitura executou drenagem de águas pluviais em todas as ruas do bairro. Ao todo são pelo menos 20 mil metros quadrados de pavimentação.



NOVAS OBRAS

O prefeito Murilo afirma que ainda neste ano pretende iniciar asfalto novo em outros 22 bairros da cidade. Os recursos já estão garantidos e fazem parte do montante de 116 milhões de reais obtidos neste ano para investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e habitação.



"Muitos de vocês irão passar as festas de fim de ano com as máquinas fazendo o chão tremer em frente de suas casas", afirmou o prefeito em reunião recente com líderes comunitários. Segundo ele, agora começa a fase de abertura de licitação para a execução das obras.



Legendas

Murilo vistoria asfalto na Rua Arthur Frantz, no Parque Alvorada, onde prefeitura executa mais de 7.000 metros lineares de pavimentação

Equipe trabalha em pavimentação no Parque Alvorada

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados