Prefeitura de Caarapó amplia postos de saúde

A prefeitura de Caarapó está promovendo a ampliação de duas unidades de saúde localizadas na sede do município. As intervenções ocorrem no posto de saúde Cirila Mareco (Vila Setenta) e Waldemar Ferreira Muzzi (Jardim Capilé).
A obra da unidade de saúde do Jardim Capilé envolve uma ampliação de 50 m², ao passo que o posto de saúde da Vila Setenta está sendo beneficiado com mais 140 m² de obras em sua estrutura física. Os recursos são do Ministério da Saúde.

Em visita às obras na última segunda-feira (12), o prefeito Mário Valério (PR) disse que a área de saúde está merecendo atenção prioritária da administração municipal. Segundo o prefeito, os investimentos no setor chegam perto de 30% da arrecadação municipal, enquanto a lei exige aplicação de apenas 15%. "Não podemos ficar alheios às necessidades da população. Estamos correndo atrás dos recursos, economizamos em outros setores para garantir os investimentos na área de saúde", observou Mário Valério.  
Além da ampliação das unidades de saúde, estão sendo adquiridos os móveis e equipamentos para o posto de saúde novo que fica ao lado do polo de saúde indígena (localizado na Av. XV de Novembro). A ideia é ativar o posto de saúde para desafogar o atendimento em outras unidades.
Para ativar a nova unidade de saúde, só em mobiliário e equipamentos a prefeitura deverá investir cerca de R$ 250 mil. Além disso, deverá executar obras de drenagem no local e construir muro.
O prefeito Mário Valério explicou que pretende capacitar os servidores da área de saúde para melhorar a prestação dos serviços. "Precisamos investir em capacitação para termos um atendimento de qualidade, à altura das expectativas dos usuários dos serviços", destacou Mário Valério. Nesse sentido, deverá ser formatado um programa de capacitação, a ser implementado a partir do ano que vem. "Enquanto isso, a gente pede que os nossos servidores da saúde façam um atendimento com respeito, buscando solucionar os problemas das pessoas que sofrem e vão atrás de atendimento nos postos de saúde", conclamou.
O prefeito informou também que será instituída uma espécie de ouvidoria, pela qual serão registradas eventuais reclamações dos usuários dos serviços de saúde. Um número de telefone será colocado à disposição para que a população possa registrar suas queixas.
Foto: Dilermano Alves
Prefeito Mário Valério durante visita às obras, acompanhado do secretário de Saúde, Ireu Natal Barros

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados