Prefeitura de Dourados inicia construção de dez academias de saúde

As primeiras academias de saúde estão sendo construídas nos parques ambientais Rego D'Água e Antenor Martins

A Prefeitura de Dourados já iniciou a construção de dez academias de saúde em várias regiões da cidade. As obras são feitas com recursos federais liberados pelo Ministério da Saúde e contrapartida do município. As unidades fazem parte do pacote de investimento viabilizado neste ano pelo prefeito Murilo.

Duas academias de saúde já estão em construção e as demais prontas para serem iniciadas. As obras já foram iniciadas no Parque Ambiental Rego D'Água, no Jardim Água Boa, e Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.


As demais vão beneficiar moradores do Parque das Nações I, Izidro Pedroso, Jardim Santa Brígida, Jardim Santa Maria, Jardim Itália (Praça Paraguaia) e os distritos de Vila Vargas, Indápolis e Itahum.

As academias de saúde são espaços públicos destinados para atividades físicas com orientação profissional, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional, práticas artísticas e organização do planejamento das várias outras ações do programa, em conjunto com núcleos de saúde. Os recursos fazem parte de emendas do deputado federal Geraldo Resende.

Conforme o projeto, as academias vão contar com bloco de apoio, uma edificação contendo áreas de convivência, atendimento, banheiros e depósito. A área de equipamentos, onde estarão instalados os aparelhos para ginástica, alongamentos e exercícios, será ao ar livre.

MAIS OBRAS
Ainda em investimentos na área de saúde, integrando o pacote de R$ 116 milhões em obras garantidos para este ano, a Prefeitura de Dourados iniciou na semana passada a reforma ou ampliação de nove unidades básicas de saúde localizadas nos bairros e distritos de Dourados.

Na Vila Cachoeirinha, Novo Horizonte, Carisma, Maracanã, Bem-te-vis, Panambi e Jóquei Clube, a estrutura será ampliada. As unidades da Vila Rosa e do distrito de Indápolis serão reformadas. A prefeitura aguarda ainda a liberação de verba para ampliação do posto de Indápolis e reforma no Jardim Cuiabazinho e do distrito de Itahum.

Os postos de saúde da Cabeceira Alegre e Jardim Guaicurus estão prontos e aguardando ativação. Em construção também na saúde estão a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Clínica da Mulher e o PAI (Pronto Atendimento Infantil).

Para o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, as obras em andamento fazem parte de um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida da população através da saúde preventiva. "As academias de saúde vão atender milhares de pessoas com atividades físicas, acompanhadas por profissionais, permitindo que esses moradores tenham uma vida mais saudável", afirmou.

Legenda: Academia de saúde em construção no Parque Antenor Martins; Dourados terá outras nove unidades
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados