Reunião aproxima ACED, Prefeitura e MPPL em Dourados

Um encontro realizado na manhã desta quarta-feira (31), reuniu membros do Movimento Pelo Passe Livre, da administração municipal de Dourados e do presidente e parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), local onde o encontro foi realizado.

O presidente da Associação, Antônio Luiz Nogueira, afirmou que entidade se empenhará para que as pautas defendidas pelo MPPL sejam concretamente estudadas e amadurecidas conjuntamente entre todos os entes interessados no transporte público municipal. Nogueira também reforçou a solicitação de que a Câmara de Vereadores, ocupada pelos manifestantes há mais de 20 dias, seja liberada para a normalização dos trabalhos do legislativo.  A desocupação, para Nogueira, sinalizaria o fim dos conflitos e marcaria o início de um trabalho conjunto entre movimento, administração pública e setor comercial, no sentido de promover melhorias significativas para o transporte público local.


Os integrantes do MPPL possuem duas reinvindicações centrais: a implementação do passe livre para toda a comunidade douradense e a municipalização do transporte público. O grupo reconhece que as duas propostas não são possíveis de serem implementadas imediatamente, mas não abre mão de que o tema seja concretamente discutido e amadurecido por parte do poder público juntamente com a sociedade civil. "Nós vemos que a cidade está prosperando, se desenvolvendo, e nesse momento é necessário planejar o fluxo de pessoas através do transporte público de uma forma coesa", diz Ana Cláudia, que representou os manifestantes durante a reunião juntamente com o estudante Tatus Parque. Além desses dois eixos de reinvindicações, o MPPL também luta pela redução imediata da tarifa do ônibus em Dourados.

Ana Claudia citou exemplos de cidades do Brasil e do mundo com número de habitantes equivalente ou superior ao de Dourados onde a gratuidade no transporte público já é uma realidade e afirmou que o interesse do grupo é que o mesmo ocorra no município. A representante do MPPL destaca também que o movimento não busca melhorias somente para os estudantes, mas para toda a população que pode se beneficiar diretamente com a gratuidade e municipalização do transporte público.

Conquistas
Para o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins de Araújo, o movimento já alcançou conquistas importantes desde o início das manifestações. Segundo o secretário, a principal pauta levantada pelo movimento no primeiro contato com a administração municipal, no início de julho, foi atendida. "Naquela reunião os manifestante pediram o congelamento no aumento da tarifa dos ônibus circulares de Dourados e isso foi conseguido", diz Araújo.
O diretor da Agetran, Walter Hora, destacou também que o MPPL conseguiu ter acesso a todas as planilhas de custos da empresa concessionária do transporte público em Dourados, reinvindicação que também vinha sendo feita pelo movimento.

Para o presidente da Aced, porém, a principal contribuição do movimento foi destacar junto à sociedade, a necessidade de se estudar alternativas para fazer com que o transporte público de fato atenda às necessidades das pessoas que fazem uso dele.

Proposta de desocupação
Entre as principais características que marcam o Movimento Pelo Passe Livre, está o que eles chamam de horizontalidade. "Nós não temos partido nem uma liderança do movimento, tudo é decidido em conjunto através de assembleias em que os assuntos são apresentados e discutidos", explicou Ana Claudia. Diante disso a proposta de desocupação será tratada na noite desta quarta-feira, na própria Câmara dos Vereadores, onde os manifestantes continuam acampados.

Foto: Assessoria
Legenda: Reunião na ACED discute com membros do MPPL desocupação da Câmara de Vereadores

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados