Blitz contra consumo de álcool tem encenação em bares e restaurantes


A Prefeitura de Dourados através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS e Polícia Militar, fez uma blitz educativa em local de concentração de bares e restaurantes no centro da cidade. A ação foi na noite de sexta-feira e faz parte da Semana Nacional de Trânsito.
Os carros que passavam pela Avenida Weimar Gonçalves Torres, esquina com a Rua Dr. Nelson de Araújo, foram parados por agentes de trânsito para receber panfleto informativo e orientações sobre os perigos de consumir álcool e dirigir. "Muita gente bebe e segue dirigindo durante a noite, acho a ação importante para alertar porque isso pode evitar acidentes e mortes", afirmou o vendedor José Luiz Delai, 27.

O gestor de educação e segurança no trânsito do Detran e ator Roberval Cunha ainda simulou a situação de um condutor embriagado que ficou na cadeira de rodas em decorrência de um acidente de trânsito. "É uma encenação baseada numa história real para que os condutores possam não só ser conscientizados, mas, sensibilizados de que consumir álcool e dirigir pode trazer consequências graves", afirmou.
Num restaurante na área central, acadêmicos de artes cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ainda colaboraram com a ação, sentando numa mesa e encenando uma situação vivida por muitas turmas de amigos. Eles tentavam convencer o "motorista da rodada" a consumir bebida alcoólica. "Com certeza, ação como esta chama a atenção para o tema que é tão importante", afirmou o comerciante Fernando Pereira Costa, 34.
A temática sobre o consumo de álcool ao volante é baseada no tema da Semana Nacional de Trânsito que é a "Década Mundial de Segurança no Trânsito: 2011-2020, Álcool e suas Consequências". No país, 60% dos acidentes estão associados ao consumo de álcool.
"Com os investimentos feitos pela administração do prefeito Murilo, conseguimos reduzir o número de acidentes na área urbana da cidade. Mas, diminuir a quantidade de acidentes que envolvem o consumo de álcool ainda é um desafio que estamos enfrentando, não só aqui, mas em todo país", afirmou o diretor-presidente da Agetran Walter Hora. Segundo ele, os investimentos para frear a prática estão em ações de conscientização.
PROGRAMAÇÃO
A programação segue neste domingo com palestras educativas sobre trânsito nas igrejas evangélicas e católicas. Na segunda–feira, ocorrem palestras e demonstração de sinalização horizontal nas escolas.
Na terça-feira, as atividades continuam na Avenida Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João, às 9h, com a ação "Pedestre Pé na Faixa, Motorista Pé no Freio". Já na quarta-feira, dia 25, será realizada uma passeata em memória das vítimas de trânsito, na Avenida Marcelino Pires com saída em frente à loja Seller e chegada na Praça Antonio João, às 8h.
Legendas
Estudantes de Artes Cênicas simulam roda de amigos em que a turma tenta convencer o 'motorista da rodada' a consumir bebida alcoólica
Em blitz educativa foram entregues panfletos e feita orientações sobre o perigo de beber e dirigir
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados