Campanha Dourados Rosa começa nesta terça-feira

Entre as ações que acontecem durante o mês, o caminhão do Hospital do Câncer de Barretos ficará uma semana em Dourados
A Campanha Dourados Rosa começa nesta terça-feira, dia 1º de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama comemorado no mundo todo. A atividade é realizada pela Prefeitura de Dourados e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

"É uma campanha de conscientização dirigida às mulheres sobre a importância do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é apenas o primeiro, já que a intenção do prefeito Murilo é fazer a Dourados Rosa todos os anos no município", afirmou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira. O tema da campanha é "Fortalecendo laços no combate ao câncer de mama".
A programação começa na Praça Antônio João com o Circuito de Saúde das 8h às 17h. No local serão realizados diversos serviços, como exames clínicos da mama, testes de glicemia, medição de pressão, atualização do calendário vacinal das mulheres pela equipe de Imunização da prefeitura, além de 'aulões' de ginástica e atividades recreativas para crianças.
Às 17h30 haverá a abertura oficial da Dourados Rosa com a presença de autoridades, seguido de um Flash Mob – manifestação de dança espontânea por um grupo de pessoas que se popularizou pelo mundo –, realizado com apoio do Sesc.
CONSCIENTIZAÇÃO
Ainda durante o mês de outubro, as escolas municipais que possuem EJA (Educação de Jovens e Adultos) vão receber palestras de conscientização do período noturno para alunas, professoras e diretoras.
A primeira será a Escola Etalívio Penzo no dia 2, às 19h. Já na Escola Weimar Gonçalves Torres, no dia 4, haverá adesivagem dos carros com os alunos do Mais Educação, palestra com o Viva Mulher pela manhã e com a Secretaria de Saúde à noite. Também haverá ações de conscientização nos órgãos da Assistência Social, como os Cras e o CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre's Chamorro.
Durante o mês de outubro, a Rede Feminina estará à frente das palestras voltadas às empresas e sensibilização durante missa na Igreja Imaculada Conceição. A Rede ainda fará automaquiagem nas pacientes que estão em quimioterapia e internadas no Hospital do Câncer.
Nas unidades básicas de saúde haverá coleta de preventivo e exame clínico de mama, entre outras atividades adicionais de saúde. A programação será realizada em 14 postos, o primeiro a receber as ações será o da Vila Índio, no dia 3, das 13h às 17h.
CAMINHÃO DE BARRETOS
Chega a Dourados no dia 18 de outubro o caminhão do Hospital do Câncer de Barretos, que ficará uma semana no município. A unidade móvel de prevenção é toda equipada para a realização de exames como mamografia e preventivo, e conta com seis profissionais. A estrutura tem capacidade para realizar 150 exames ao dia.
A primeira localidade a receber o serviço itinerante será o distrito de Itahum, dia 18. No dia 19, haverá a cerimônia de chegada do caminhão a Dourados com a presença de autoridades, no posto da Vila Rosa, que será o segundo a receber a ação. O caminhão ainda vai passar pelo PAM (dia 20), unidade básica de Vila Vargas (dia 21), Reserva Indígena de Dourados (dia 22), Parque do Lago II (dia 23) e Seleta (dia 24).
Para a realização das atividades do Dourados Rosa, a prefeitura e a Rede Feminina contam com uma série de parceiros, entre eles a Unigran, Anhanguera, Liga de Oncologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Iegran e Sesi.
Legenda: Rua Nelson de Araújo com iluminação rosa, no ano passado; campanha Dourados Rosa começa nesta terça-feira
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados