Estudantes participam de ação do Dia da Árvore no Parque Antenor Martins


A ação do Dia da Árvore desta sexta-feira no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Maio Ambiente), atraiu centenas de alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino. As atividades ocorrem durante o dia. Os alunos conheceram oito trilhas ecológicas e estações dentro do parque.



Realizada em parceria com o projeto Ipê Amarelo da Scania, a ação envolveu ainda o curso de engenharia ambiental da Uems, teve exposição de animais empalhados da PMA (Polícia Militar Ambiental), apresentações de teatro da Secretaria de Educação, contação de estórias e cada árvore do parque recebeu um poema.




A Sanesul também participou, levando os alunos para conhecer a nascente do Córrego Água Boa, que atravessa o parque e que deságua no Rio Dourados, o berçário de patos e outros pontos. "Para muitos alunos é uma novidade conhecer isso tudo, saber da importância de uma nascente e o que isso reflete na água em que tomamos no nosso dia a dia", disse o coordenador de Educação Ambiental da Sanesul, Marcos Coelho Cardoso.



Para a estudante Letícia Martins Costa, 13, aluna da 8° ano da Escola Municipal Neil Fioravante (Caic), tudo é uma novidade, já que não conhecia o que existe dentro do parque. "Sabia que existia um espaço grande para a gente usar e um lago com peixes. De resto não sabia o significado de vários pontos que existem aqui e o que isso representa para o meio ambiente", disse ela.



Já Larissa Pereira, 13, também aluna do 8º ano do Caic, já conhecia o parque e o que representa ao meio ambiente e à cultura douradense, mas falou da importância da participação de outras instituições, como a Uems, por exemplo, que fez demonstração do que é feito através do curso de engenharia ambiental. "São coisas que a gente não aprende no nosso dia a dia, apenas com passeios como estes para ficar sabendo destas novidades".



A coordenadora de Educação Ambiental do Imam, Salvadora Cáceres Alcântara de Lima, explica que a ideia foi fazer um passeio dentro do parque. Os grupos de alunos de cada escola foram recepcionados e guiados para conhecer as estações naturais e as montadas pelos parceiros do evento.



"A ideia é promover a reflexão sobre a importância do meio ambiente e também do aspecto cultural da cidade. Além de realizar palestras educativas durante todo o ano, nosso objetivo é promover anualmente esse tipo de atividade para levar conhecimento aos alunos, que para a maioria é novidade", destacou a educadora ambiental.



Segundo ela, apesar de o Dia da Árvore ser comemorado neste sábado (21), as atividades foram desenvolvidas na sexta-feira para facilitar a presença dos parceiros. A última atividade da Semana da Árvore será na segunda-feira (23), às 8h, com o plantio de mudas no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim, na Vila Cachoeirinha. O plantio será feito pelo Imam em parceria com Sanesul e escolas, com a presença do prefeito Murilo.



Legenda: Exposição de animais empalhados faz parte da ação realizada nesta sexta em comemoração ao Dia da Árvore, no Parque Antenor Martins

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados