Murilo inicia construção de ponte no distrito de Itahum

Acompanhado de vereadores e moradores, prefeito vistoriou o local onde será construída a ponte, no assentamento Lagoa Grande
O prefeito Murilo acompanhou na tarde de sexta-feira o início da construção da ponte de concreto sobre o córrego Cabeceira Alta, no Assentamento Lagoa Grande, distrito de Itahum. A visita do prefeito foi acompanhada por vereadores, secretários municipais e moradores da região, que destacaram a importância da obra para a comunidade.
A 6 km da sede do distrito, a ponte é a única opção para acesso dos moradores do Assentamento Lagoa Grande a Itahum e outras localidades. São pelo menos 5.300 pessoas beneficiadas com a obra, já que são sitiantes que dependem única e exclusivamente da produção rural. A maioria faz parte do programa de agricultura familiar, tendo apenas essa atividade como meio de sobrevivência.

Por conta do intenso tráfego no local, inclusive de veículos que transportam produtos para usinas, a antiga ponte não resistiu e deixou os moradores em situação complicada.
Há alguns meses o prefeito Murilo determinou uma ação emergencial e provisoriamente mandou fazer uma tubulação para permitir a travessia de pequenos veículos. De acordo com ele, a comunidade não poderia ficar completamente isolada e as crianças precisavam chegar até a escola.
Com todos os procedimentos burocráticos concluídos para iniciar as obras, a prefeitura já preparou o local para receber a estrutura de concreto que vai garantir uma ponte de maior qualidade, dando segurança e tranquilidade aos moradores por várias décadas, como disse Murilo.
Serão aplicados R$ 621,8 mil na construção da ponte. Os recursos viabilizados da a obra são do Fundersul.
MORADORES COMEMORAM
A comemoração foi geral entre os moradores durante a apresentação da estrutura que será utilizada na nova ponte. José Cícero Merílio fez questão de ir até ao local para conhecer o procedimento. "Já tivemos muitos prejuízos por falta de uma ponte como essa que será construída, mas agora, graças a Deus, a gente vai sossegar".
Feliz ver o início de uma obra que representa uma grande melhoria para a região, o produtor Juvenal Alves de Oliveira disse que o dia era de comemoração porque a ponte é o único acesso para o distrito. "Sem essa ponte, temos de percorrer 40 km a mais, mas passando por propriedades particulares, abrindo e fechando porteiras, o que nem todos os proprietários permitem", afirmou Juvenal.
Romildo Nunes Nogueira também estava contente com a presença do prefeito no local e o início das obras. Para ele, é demonstração de que a comunidade não está esquecida. "Somos 151 famílias só neste assentamento e 111 estão do outro lado do córrego, dependendo inteiramente dessa passagem para a sobrevivência, por isso a gente comemora".
Além dos moradores e alunos do distrito, estiveram no local o vice-prefeito Odilon Azambuja, secretários municipais, os vereadores Idenor Machado (presidente da Câmara), Pastor Cirilo, Marcelo Mourão, Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, Alan Guedes, Madson Valente, Silas Zanatta, Sérgio Nogueira, Cido Medeiros e Pedro Pepa. O diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa também acompanhou o prefeito a Itahum.
Legenda: Prefeito Murilo, vereadores, secretários e moradores do Assentamento Lagoa Grande acompanham início da construção da ponte sobre o córrego Cabeceira Alta
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados