Número de acidentes de trânsito é menor em Dourados

Também diminuiu em 6% o número de feridos nos acidentes; das 30 mortes de janeiro a agosto, quase metade ocorreu fora do perímetro urbano



Os acidentes de trânsito registrados em Dourados pelo Detran e pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de janeiro a agosto apresentaram queda em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com a estatística, nos primeiros oito meses deste ano foram registrados 1.675 acidentes, contra 1.698 no mesmo período do ano anterior. A redução é pequena, mas o resultado é considerado positivo, tendo em vista que o número de veículos aumentou.




De janeiro a agosto foram 727 pessoas que sofreram apenas danos materiais, 918 feridos e 30 mortes, sendo 14 ocorridas fora do perímetro urbano, ou seja, vítimas de acidentes ocorridos em rodovias que cortam o município de Dourados. 



Só no mês de agosto, por exemplo, dos 227 acidentes com sete vítimas fatais, três mortes ocorreram fora da cidade – uma no Anel Viário, outra na BR-463 próximo ao Clube do Laço e outra na BR-163, próximo ao Parque de Exposições.



A estatística revela a redução do número de pessoas feridas nos acidentes. De janeiro a agosto de 2012, foram 1.238 pessoas feridas e no mesmo período deste ano foram 1.168, uma redução de 6%.



De acordo com a Agetran, para reduzir o número de acidentes no perímetro urbano e dar agilidade ao fluxo de veículos, o município vem realizando uma série de intervenções no trânsito, como instalação de novos semáforos, sinalização vertical e horizontal, campanhas educativas e blitz com a participação dos agentes de trânsito.



"Claro que para reduzir as estatísticas, não basta apenas o poder público fazer a sua parte. Os motoristas também têm que se conscientizar, respeitando as leis do trânsito, a sinalização, controlar a velocidade e não dirigir sobre efeito do álcool", destacou o diretor-presidente da Agetran, Walter Hora. 



SEMANA DO TRÂNSITO

Para reduzir ainda mais os índices de acidentes, nesta quarta-feira será aberta mais uma edição da Campanha Nacional do Trânsito. A campanha deste ano tem como tema "Década Mundial de Segurança no Trânsito: Álcool e suas Consequências".



Em Dourados, a campanha será aberta oficialmente nesta quarta-feira com um seminário às 19h, no anfiteatro da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A palestra é com a psicóloga e perita examinadora Silvana Progetti Paschoal Sisti.



Durante o dia haverá conscientização direcionada aos motoristas das secretarias municipais sobre necessidade do cinto de segurança e não uso de celular ao volante. Também será feita adesivagem dos veículos.



Na quinta-feira (19) haverá blitz educativa abordando motoristas a respeito da velocidade, na Avenida Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João, às 9h, e na Rua Hayel Bon Faker entre Pedro Rigotti e Adroaldo Pizzini às 15h.



Na sexta-feira (dia 20) será feito um minuto de reflexão com o tema "Pare, pense e mude para um trânsito melhor", na Marcelino Pires em frente ao Shopping Avenida Center e em frente à Praça Antonio João, às 9h. A mesma ação se repete às 15h nesses locais. Às 20h acontece a ação "Álcool e direção não combina", com blitze educativas nas vias e abordagem nos principais bares da cidade.



No sábado (21) haverá blitz abordando motociclistas sobre a velocidade (Vivo em Duas Rodas). A ação será às 9h, na Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João. Nesse dia também haverá palestras nas igrejas evangélicas e católicas.



No domingo (22) seguem as palestras educativas sobre trânsito nas igrejas evangélicas e católicas. Na segunda–feira (23) ocorrem palestras e demonstração de sinalização horizontal nas escolas.



Na terça-feira, (24), as atividades continuam na Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João às 9h, com a ação "Pedestre Pé na Faixa, Motorista Pé no Freio".



Na quarta-feira (25) será realizada uma passeata em memória das vítimas de trânsito, na Marcelino Pires com saída em frente à loja Seller e chegada na Praça Antonio João, às 8h.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados