Prefeitura de Caarapó conclui construção de ponte no Saiju

A prefeitura de Caarapó terminou na semana passada a construção da ponte do córrego Saijuzinho, na Colônia Saiju, na zona rural de Caarapó. A obra foi executada por administração direta.
Trata-se de tubulação dupla de aço galvanizado de 16 m de comprimento, com acabamento em concreto e atende dezenas de produtores rurais da região, de vocação agropecuária. "A obra é uma antiga reivindicação dos proprietários locais, que conseguimos agora atender", disse o prefeito Mário Valério (PR), em recente visita à região.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Tadeu Lopes – que coordena e equipe de construção civil da prefeitura, inclusive na execução de serviços de construção na zona rural -, explicou que consta do planejamento de sua secretaria a construção de uma ponte com tubos de concreto no limite de Caarapó com Vicentina. "Como a obra vai beneficiar os dois municípios, estamos buscando parceria com a prefeitura de Vicentina para fazer a obra. Estamos aguardando a manifestação dos dirigentes do município vizinho para iniciarmos o projeto", explicou o secretário, afirmando ainda que a prefeitura de Caarapó já tem os tubos e pode disponibilizar a mão de obra.
Paralelamente, a Secretaria de Obras da prefeitura de Caarapó prossegue com os atendimentos na zona rural. Um exemplo é o levantamento e encascalhamento da estrada Campinho-Cristalina, cujas obras estão em execução. Duas pontes de madeira também foram construídas, ambas no Rio Piratini – uma nas proximidades da Fazenda São Pedro e outra na Fazenda Chicarelli. Além disso, outros locais estão sendo atendidos, de modo a facilitar a vida do homem do campo. "Tivemos uma grande produção de milho e o produtor precisa de estradas com boas condições para transportar a sua lavoura", justifica Mário Valério. O prefeito acrescenta ainda que, a partir do ano que vem, serão priorizadas algumas obras na zona rural. "A ideia é fazer o levantamento e encascalhamento das principais estradas da zona rural, especialmente as linhas de ônibus do transporte escolar", explicou.
Zona urbana
Na cidade de Caarapó, está sendo implantada uma grande obra de pavimentação asfáltica, que atende a região da Vila Planalto. A Vila Setenta e o Jardim Aprazível estão sendo beneficiados com a construção e uma moderna praça. As ruas recebem constantes serviços de manutenção, que são estendidos para os distritos de Cristalina e Nova América.
"A queda da arrecadação municipal tem prejudicado a prestação dos serviços públicos, mas estamos com a situação controlada. Adotamos as medidas necessárias para que a população não sofra com os efeitos da redução da nossa receita, de modo a mantermos a prestação de serviços vitais, especialmente nas áreas de saúde e educação", frisou o prefeito Mário Valério, esperançoso quanto à recuperação das finanças públicas até o fim deste ano.
Foto: Dilermano Alves
Prefeito Mário Valério e assessores durante visita à ponte construída na região da Colônia Saiju

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados