Rio Brilhante inaugura 1ª Academia de Saúde do Município

 Unidade localizada no Bairro Moradia do Sol foi garantida através do deputado federal Geraldo Resende em parceria com a Prefeitura

O prefeito Sidnei Foroni e o deputado federal Geraldo Resende entregam nesta quinta-feira (26) a primeira Academia de Saúde do município, localizada no bairro Pró-Moradia XIV.  A solenidade de entrega acontece às 10h na sede da unidade com a presença de autoridades. A Academia é resultado de um trabalho em parceria entre a Prefeitura e o deputado federal Geraldo Resende, que garantiu os investimentos no Ministério da Saúde.



O modelo construído é na modalidade ampliada, que é a maior dos padrões estabelecidos pelo ministério da Saúde. Ao todo a Academia mede 104,9 X147 metros quadrados. A Unidade tem o objetivo de propiciar espaço para a prática de atividades físicas com acompanhamento de profissionais especializados como médico e educador físico. "Diferente da Academia ao ar Livre que são equipamentos em praças públicas, a Academia da Saúde tem estrutura coberta e profissionais disponíveis. A cada nova Academia que construímos, além de proporcionar mais saúde para os moradores, resgatamos a autoestima das pessoas por meio da prática de atividades que melhoram a saúde e combatem doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras. Além disso, quando colocamos uma academia da saúde em uma praça, ou em um terreno próximo da população, o local vira um ponto de encontro das famílias proporcionando integração e melhor convívio social", destaca.

O deputado acompanhou em Brasília e interveio junto ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha para que Rio Brilhante fosse contemplado com o programa do Governo Federal. "Logo na abertura das portarias do Ministério da Saúde para contemplar os municípios, nosso gabinete em Brasília enviou correspondências para todas as Prefeituras de Mato Grosso do Sul para que elas se cadastrassem. Nosso gabinete forneceu as informações, sanou dúvidas dos gestores e os incentivou a se inscrever no programa. Nos listamos todas as cidades interessadas, dentre elas Rio Brilhante, e fomos pessoalmente pedir urgência ao Ministro da Saúde. Foram várias audiências até a liberação dos investimentos que possibilitaram esta importante obra. O resultado está ai: 56 Academias de Saúde para todo o Estado", destaca.

A Academia conta com pista de Cooper, play ground, quadra poliesportiva e rampa para skate. A estrutura tem bloco de apoio 95 metros quadrados, uma área de convivência de 45 metros quadrados, uma área de atendimento de 12 metros quadrados, banheiros, depósito e área de circulação.  Os recursos da academia da Saúde e foram inseridos no Orçamento Geral da União de 2011.  Foram empenhados e pagos a partir de 2012.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados