Sistema de mão única moderniza trânsito de Dourados

A implantação de mão-única em ruas de Dourados é outra iniciativa do prefeito Murilo para melhorar o trânsito da cidade. A ação moderniza o sistema de tráfego e cria novos corredores com vias de acesso rápido.

O trabalho começou na maior parte das ruas Ponta Porã e Monte Alegre. A Ponta Porã no sentido leste-oeste e a Monte Alegre no sentido contrário. Isso criou um novo corredor de deslocamento na cidade, desafogando as avenidas centrais, Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves.


A instalação de vias de mão única é importante para agilizar o trânsito, segundo o representante comercial Dante Kassada, 46, de Maringá (PR). "Lá em Maringá se não tivesse esse sistema ninguém conseguiria andar na cidade, já temos 500 mil carros", afirma. Ele ressaltou ainda a importância da demarcação de pistas, faixa de pedestres e proibição de virar à esquerda. "Eu já percebo bastante melhora em Dourados".

De acordo com o diretor da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados), Walter Hora, existe um estudo que pode resultar na ampliação do trecho de mão única da Monte Alegre. Mas isso depende de criação de oura via rápida de mão contrária nas proximidades.

Isso pode acontecer a partir das mudanças que serão feitas na Rua João Vicente Ferreira, que já é de mão única no sentido leste-oeste. "A ideia é tirar a ciclofaixa e implantar uma ciclovia na calçada; isso vai garantir a segurança do ciclista", explica Walter Hora. A rua, que ficará com duas pistas rápidas, pode ser a alternativa para mais um trecho da Monte Alegre se tornar mão única.

REGIÃO DO SHOPPING

A modernização chegou também ao quadrilátero da Duque de Caxias até a Dom Pedro I no sentido oeste-leste e da Marcelino Pires até a Monte Alegre, no sentido sul-norte, beneficiando os bairros Caramuru, Maxwell, Elba, Eldorado e Ouro Verde. Nessa região ficam o shopping, o Extra e a Havan. Todas as ruas agora têm mão única de forma alternada.

Segundo Walter Hora, o sistema de mão única nessas vias facilita o acesso à região que está se tornando um novo centro comercial da cidade e dá mais segurança aos moradores.

Legenda: Vias de mão única contribuem para segurança e modernização do trânsito de Dourados

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados