Alerta para combate ao câncer de mama na 3ª Idade


A "Prevenção do Câncer de Mama na 3ª Idade" foi o tema da palestra ministrada na tarde desta terça-feira, no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre's Chamorro, pela assessora técnica da coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres Elisa Oliveira Kuhn. A ação faz parte da programação da Semana da Pessoa Idosa.



"O câncer é uma doença que tem mais chance de acontecer em pessoas com mais idade. No caso das mulheres, depois dos 40 anos, não adianta mais fazer só o exame clínico, o recomendado é a mamografia. Para as mulheres mais idosas, existem ainda outros cuidados adicionais", disse a palestrante. Ela ainda abordou outros aspectos da saúde da mulher.




Participaram da palestra cerca de 70 pessoas. "As doenças geram desgastes físicos, emocionais, além de aumentar as despesas dos idosos com saúde. Então, a prevenção ainda é uma excelente estratégia na garantia da qualidade de vida na terceira idade", afirmou a coordenadora da CCI Enedir Palombo.



PROGRAMAÇÃO

As atividades da Semana da Pessoa Idosa seguem nesta quarta-feira com bingo no CCI a partir das 14h. O encerramento na sexta-feira, dia 4, será novamente no CCI. Às 8h haverá integração dos idosos do CCI douradense com o grupo da terceira idade de Ponta Porã, às 11h almoço, às 13h baile e às 15h apresentações culturais.



O dia de "Integração dos grupos de pessoas idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social)", que estava previsto para quinta-feira, dia 3, foi adiado para a próxima quarta-feira, dia 9, devido à previsão de chuva. São esperados para a atividade 300 idosos, sendo que parte das ações será ao ar livre.



O dia de integração que acontece das 8h às 16h terá uma série de atividades de lazer e esportes, como exercícios aeróbicos, ginástica, hidroginástica, jogos de mesa e bingos. No local ainda haverá distribuição de material informativo e palestra de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, integrada ainda à programação do "Dourados Rosa".



Legenda: Bárbara Nicodemos durante palestra sobre como prevenir o câncer de mama na 3ª idade

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados