Conselho Municipal de Educação de Caarapó toma posse

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Educação e Esportes, empossou no último dia 27 os membros do Conselho Municipal de Educação  (CME). Os novos conselheiros terão mandato até 2015.
A solenidade de posse aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Esportes e contou com  a presença da vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), que na oportunidade representou o prefeito Mário Valério (PR), do presidente  da Câmara de Vereadores, Manoel Batista de Souza (DEM), o Manezinho, do vereador Manoelito Félix de Oliveira, o Bagaceira (PMDB), e  da secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira.

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais,  Ieda Maria Marran, o CME é um órgão do Sistema Municipal de Ensino, de natureza participativa e representativa da comunidade na gestão da educação. O mesmo  tem função de caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a formulação e o planejamento das políticas de educação do município.
Ieda disse ainda que o mesmo foi criado em 2007 tendo como objetivo maior acompanhar e zelar a educação das instituições que estão sobe a jurisdição do Sistema Municipal de Ensino garantindo o direito ao atendimento a educação, sendo responsável pelo credenciamento e autorização de funcionamento das instituições municipais de ensino, com também, escolas particular e filantrópica que oferecem a educação infantil.
Os titulares empossados foram os seguintes: Marly da Costa Gonçalves (representante dos trabalhadores em educação das escolas públicas municipais de ensino fundamental); Marli dos Santos (representante dos trabalhadores em educação das escolas públicas estaduais de ensino médio); Luciléia Frias da Silva Carvalho (representante das instituições de ensino público da rede municipal); Elizete Rosinha Vicente (representante das instituições da rede particular de educação infantil); Edlene Ricci (representante das instituições da rede municipal de educação infantil); Iracilda Moreira dos Santos Lomba (representante de pais de alunos da rede municipal de ensino); Edson Montanhere Baratella (representante do Poder Legislativo, indicado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores); Maria Ângela da Silva Lopes (representante das instituições de ensino público da rede estadual); Thelma Oliveira Molina e Anari Felipe Nantes (representantes lotados na Secretaria Municipal de Educação e Esportes); Cleuza Soares dos Reis Almeida (represente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA); Marta Fernandes Furtado (representante da instituição de educação especial); Rosileide Barbosa de Carvalho (representante da educação escolar indígena).
Já os suplentes são: Evilásio do Nascimento Furtado, Germana Gomes Klein, Marisa Moreira dos Santos, Vera Márcia Vicente, Rosivani Vera Sanches Góes,  Ângela Maria Dias Barbosa, Roberto Sanches Nakayama, Egidio Fernandes da Silveira,  Claudimar Cariaga da Silva e Maria Inês Terra da Silva,  Venâncio Monteiro,  Terezinha Batista Gedro, e Braulina Isnarde.
Para a secretária de Educação e Esportes, Zoraide Cáceres Rojas Vieira, o trabalho dos conselheiros vai contribuir para melhorar e fortalecer ainda mais a educação em Caarapó. "Parabenizamos a todos que aceitaram esse desafio e contamos com a colaboração dos nossos conselheiros", disse.
A vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa, que na oportunidade representou o prefeito Mário Valério (PR), parabenizou os novos conselheiros pela voluntariedade de fazer um trabalho que não compete somente ao prefeito. "O que vocês estão fazendo é algo extremamente importante, pois com isso quem vai ganhar é a educação do próprio município. Hoje em dia quanto mais à sociedade for participativa, mais chance terá o seu administrador de poder fazer uma administração que atenda ao encontro do desejo de cada morador", observou.
Foto: Divulgação
Vice-prefeita Marinalva da Costa discursa durante posse do Conselho Municipal de Educação de Caarapó

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados