Levantamento aponta Dourados como pronto para o turismo



O Governo de Mato Grosso do Sul já concluiu o manual "Programa de Classificação dos Municípios", cujo objetivo é induzir o desenvolvimento da atividade turística. O levantamento completo ainda não foi divulgado, mas o Núcleo de Turismo da Prefeitura já teve acesso à classificação de Dourados, que ficou na categoria "Colher", com 164,50 pontos.

O resultado, segundo a turismóloga Rejane Sinaila Delvalle Morinigo, é excelente já que coloca o município na mais alta das três categorias, que são Nascer, Frutificar e Colher. "Isso significa que a nossa infraestrutura turística é boa e a cidade está pronta para promover e comercializar o turismo", explica Rejane, que foi responsável pelo preenchimento dos questionários. A classificação vai de 0 a 200 pontos.


Pelo programa, Dourados poderá receber apoio para estudo de marketing, divulgação dos produtos e roteiros turísticos, prioridade na promoção nacional e internacional, validação como prioritário para investimento em infraestrutura pública turística, cursos de qualificação e fomento à produção associada (gastronomia, artesanato e agricultura familiar).

"Os benefícios para o desenvolvimento de novas ações de melhoria da infraestrutura necessária para dar suporte ao turismo local são muito grandes", afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman, pasta a qual está inserido o Núcleo de Turismo. "É mais um passo importante para o desenvolvimento da vocação de Dourados, que é o turismo de eventos", diz Neire.

O prefeito Murilo tem trabalhado bastante para promover o turismo em Dourados, com a realização de grandes eventos, como o Canasul & Agrometal, a Feira do Empreendedor, as festas juninas, o carnaval, as festas do Peixe e as atividades de Natal. São eventos que atraem muita gente para a cidade, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio e serviços em geral.

O prefeito também tem dedicado atenção especial ao aeroporto, resolvendo os problemas de infraestrutura acumulado ao longo de décadas para ampliar o número de voos. Murilo também conseguiu resolver os problemas envolvendo o centro de convenções e deve licitar o término da obra no início de novembro.

A classificação de Dourados foi divulgada na semana passada durante um evento do curso de pós-graduação de turismo da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). No evento foi apresentada a nova metodologia de indicadores do turismo de MS. A Uems é parceira do Estado na elaboração do manual.

O trabalho começou em maio com a distribuição dos formulários aos municípios, durante um evento de formação de gestores em Campo Grande. Os municípios o responderam, com comprovação dos dados, e encaminharam à Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.





Legenda: Infraestrutura turística de Dourados é boa e cidade está pronta para receber apoio estadual e nacional para receber mais turistas

Foto: A. Frota/Arquivo

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados