Pessoal do setor de hotelaria recebe capacitação

Uma ação de parceria entre a Prefeitura de Dourados e a Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) resultou na capacitação de 19 pessoas nesta terça-feira à tarde, no auditório do Sebrae, sobre os sistemas de cadastro de hotelaria.

A gestora de Turismo Cristiane Ferrari e o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado Daniel Real, ambos da Fundtur-MS, ofereceram a qualificação para recepcionistas, gerentes e proprietários de hotéis.


Os técnicos da fundação explicaram sobre o Cadastur (legislação, como se cadastrar e os benefícios para os cadastrados) e o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem). No caso do SBClass, eles passaram informações sobre as categorias existentes e como obter a classificação.



O técnicos também falaram sobre o que é o SNRHos (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes), sua legislação, manuais do sistema e orientações gerais. O pessoal da hotelaria aprendeu a como operar o sistema, que é online.



O SNRHos foi criado pelo Ministério do Turismo para informatizar a FNHR (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), facilitando o envio de dados pelos meios de hospedagem, conforme exige a Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010. Trata-se da identificação do perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira dos municípios, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico.



De acordo com Rejane Morinigo, turismóloga da prefeitura, alguns dos 27 hotéis do município já operam o novo sistema. Com o curso, a prefeitura qualificou profissionais para que mais hotéis se enquadrem na exigência legal, evitando multas.



O prefeito Murilo tem trabalhado para apoiar e criar a toda infraestrutura necessária para o bom desenvolvimento do turismo local, cuja vocação é o "turismo de eventos".



Desde que assumiu a prefeitura, Murilo tem procurado promover e atrair grandes eventos para a cidade, como o Canasul & Agrometal, Feira do Empreendedor, o Festival Gastronômico Sabores de Dourados, a Festa do Peixe, conferências, encontros, além de ampliar os eventos tradicionais, como festa junina e as atividades de final de ano.



Legenda: Pessoal de hotelaria durante qualificação feita em parceria entre a Prefeitura de Dourados e a Fundação de Turismo de MS

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados