Prefeitura capacita servidores sobre normas de contabilidade pública

A Prefeitura de Dourados iniciou na tarde desta terça-feira um curso para todos os gestores da área contábil de suas respectivas secretarias, dando sequência ao programa de capacitação que tem como objetivo detalhar as novas Nbcasps (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público).



O curso, no auditório do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), é ministrado por Eduardo Gomes, diretor técnico de uma empresa de Campo Grande, especializada nesta área. Serão três dias de capacitação, com toda programação voltada para as novas normas.




O secretário de Fazenda Walter Carneiro Jr. disse que as normas vêm sendo implantadas desde 2009 e serão obrigatórias a partir de 2014. De acordo com o secretário, o prefeito Murilo não tem medido esforços para preparar o servidor para atuar com as novas normas, mesmo porque um dos princípios é a transparência, que norteia a atual administração.

 

Segundo Walter Carneiro Jr. o novo sistema permite prestação de contas mais fiel. Além de diversos outros benefícios, vai garantir tranquilidade ao gestor público na aprovação de suas contas. O próprio Ministério Público tem feito campanha nesse sentido, anunciando que aplicando a forma correta os administradores públicos certamente evitarão problemas futuros.



As novas normas no campo contábil público surgiram como meio de unificar a contabilidade, atualizando os procedimentos contábeis adotados no Brasil, para seguir a harmonização dos padrões brasileiros às normas e assim melhorar a transparência das contas públicas tanto de financiamento quanto de investimentos.



De acordo com especialistas, hoje a contabilidade é orçamentária e nesse novo modelo passará a ser patrimonial, com a necessidade de reavaliação patrimonial, depreciação e amortização, implantação de sistema de custos entre outros assuntos de pouco domínio dos profissionais que atuam na contabilidade pública.



Legenda: Secretário de Fazenda de Dourados fala na abertura do curso sobre Normas Brasileiras de Contabilidade

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados