Professora surda de Dourados vai apresentar trabalho em Lisboa


Ana Paula Oliveira e Fernandes, professora surda da Rede Municipal de Ensino de Dourados, está em Lisboa, Portugal, apresentando um trabalho sobre as suas experiências em sala de aula, chamado "Experiências de Ensino da L1, L2 e Literatura Surda (LS), realizadas por professora surda". Ela teve seu trabalho selecionado pela Universidade de Coimbra e foi convidada para apresentá-lo naquele país.



Professora de artes da Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, Ana Paula ministra suas atividades em sala de aula com a ajuda de um intérprete de Libras, uma nova proposta da administração do prefeito Murilo e colocada em prática pela Secretaria de Educação. 




Ana Paula é formada em Artes e em 2012 concluiu também a faculdade de letras/libras. Para ela, foi uma forma de facilitar a comunicação em sala de aula com os alunos, pois existia uma barreira que prejudicava o desenvolvimento completo das aulas e impedia que os alunos tivessem bom aproveitamento.



Após a conclusão da faculdade Letras/Libras, Ana Paula fez o trabalho que está sendo apresentado em Lisboa. A pesquisa foi feita na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Atendimento Educacional Especializado e na Sala de Recurso Multifuncional, como requisito da disciplina de conclusão do curso de Letras/Libras da Ead/UFSC. Em Lisboa, Ana Paula vai passar por uma entrevista e com a possibilidade receber mestrado.



Legenda: A professora Ana Paula durante aula com ajuda de intérprete (de blusa verde); ela apresenta projeto em Lisboa

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados