UFGD lança Cátedra UNESCO ‘Diversidade Cultural, Gênero e Fronteira’

 Durante a abertura do II Simpósio A Humanidade nas Humanidades, que será realizado pela Faculdade de Ciências Humanas – FCH, de 23 a 26 de outubro, no auditório da Unidade 2, a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD lançará a Cátedra UNESCO 'Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras' que servirá para catalisar ações e promover uma maior troca de informações entre diferentes áreas do saber que pesquisam o tema, atraindo docentes e estudantes que trabalham com gênero e diversidade cultural, construindo uma prática de respeito aos diretos humanos e à solidariedade com as comunidades étnicas.
Durante o lançamento, haverá a conferência de abertura do evento 'A Universidade e a Sociedade: experiências, limites e possibilidades', que será ministrada pelo professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre, Elder Andrade de Paula.

A UFGD foi selecionada pela Unesco para sediar, pelos próximos três anos, a Cátedra. São através delas que a Unesco busca prestigiar o trabalho de pesquisadores que se envolvem com temas relevantes para uma melhoria da qualidade de vida de grupos sociais ou territórios em vulnerabilidade. "O projeto é um reconhecimento ao trabalho que já vem sendo realizado por docentes dos cursos de História, Ciências Sociais, Antropologia e Direito da UFGD, que realizam diversas pesquisas envolvendo esses temas", enfatizou o professor doutor Losandro Antônio Tedeschi, que coordena o projeto da Cátedra na UFGD.
As inúmeras pesquisas nessa área de gênero e diversidade contribuíram para que a UFGD fosse contemplada com o projeto. Além disso, o fato de a Universidade estar em região de fronteira também despertou um maior interesse da entidade ligada à ONU. A Cátedra da UFGD é a única do país a estar numa região fronteiriça – entre Paraguai e Bolívia.
RECONHECIMENTO
A Cátedra Unesco 'Diversidade Cultura, Gênero e Fronteira' é resultado de um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) ao trabalho de docentes e estudantes pesquisadores da UFGD, especialmente das áreas ligadas às Ciências Humanas.
A Cátedra é um espaço interdisciplinar para ampliar o significado do tema "diversidade cultural, gênero e fronteiras" em nosso Estado e região, por meio de diversas atividades acadêmicas que abrem a instituição ao cenário mundial. Para além de uma disciplina isolada, busca a integração de conteúdos sobre essa temática na vida institucional, envolvendo as áreas das ciências humanas e sociais.
O lançamento oficial da Cátedra será realizado nesta quarta-feira (23.10), às 19h, no Auditório Central da Unidade 2 da UFGD.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados