UNIGRAN abre a a XXIX Uniarte

Terá início hoje, na UNIGRAN, a XXIX Uniarte. Este ano, o evento que já é tradicionalmente conhecido em todo o estado e é uma realização do curso de Artes Visuais da Instituição trará a temática “Educação Contemporânea: Cultura, Arte e Memória na Construção da Cidadania”. Simultaneamente acontecerá o X Encontro Multidisciplinar de Educação.

A coordenadora do curso e responsável pela Uniarte, Cláudia Ollé, explica que o tema foi designado no início do ano, pois os acadêmicos necessitam de tempo para desenvolver os trabalhos. “Fechamos nesse tema porque essa é uma questão muito importante de discutir dentro da sala de aula ou enquanto cidadão. Tratar o tema cidadania é construir a cidadania que é o respeito pela diversidade, respeito pelo outro. E, neste sentido, já entra também a memória que é a cultura negra, a indígena”, comenta.
Também tem se tornado uma tradição durante a Uniarte uma homenagem às personalidades da Arte, Cultura e Educação do MS. Este ano as homenageadas serão a professora e pró-reitora da UNIGRAN Terezinha Bazé de Lima, a pesquisadora da Cultura Popular Regional Marley Sigrist e a professora de Pedagogia Iuderce Michelan de Almeida, que foi diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN e este ano se aposentará.
A programação da noite contará com o espetáculo “Encontros” do grupo Camalote. A apresentação é de danças tradicionais da cultura sul-mato-grossense, o grupo é reconhecido nacional e internacionalmente. Para encerrar a solenidade de abertura da XXIX Uniarte haverá uma noite de autógrafos.
As obras são “Antologia de textos da literatura sul-mato-grossense” de Maria da Glória Sá Rosa, Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo, “Para o Alto e Avante” da professora Nara Sgarbi, “Pintado uma imagem” de Andréia Franklin Queiroz Alves e ainda três livros da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP) que, de acordo com Cláudia Ollé, são voltados para a educação e os direitos da criança.
Nos outros dias, os participantes e visitantes poderão ver as exposições de artistas da região e também os trabalhos dos acadêmicos que estão expostos em todos os blocos da UNIGRAN. Ainda haverá minicursos, performances e intervenções, mesa-redonda e palestras.
A palestra destaque será a palestra do o arte-educador e diretor teatral professor Maurício Correa Leite. O professor é conhecido no Brasil e no exterior como o “homem da mala azul”, dentro de uma mala, Maurício leva para comunidades distantes o prazer da leitura, que acontecerá dia 29 às 19h30 no anfiteatro do bloco I.
Para conferir a programação completa, acesse: www.unigran.br/uniarte.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados