Com avião lotado, Passaredo inicia operação em Dourados

Com 61 dos 72 assentos ocupados, a Passaredo Linhas Aéreas iniciou a operação em Dourados nesta quinta-feira. O pouso inaugural da aeronave ATR 72-500, prefixo PR-PDK, denominada Arara, aconteceu às 15h46 no aeroporto Francisco de Matos Pereira.
No voo, passageiros oriundos de várias localidades brasileiras e do exterior. Rose Nascimento Hauge, que mora na Suíça há 12 anos chegou a Dourados para visitar parentes. "Para mim foi um presente maravilhoso", disse a mulher que viaja a Dourados duas vezes por ano e antes tinha de descer em Campo Grande. "Agora é muito prático; desço em Guarulhos do voo internacional e já embarco para Dourados", comemora.

Para o gerente comercial da Passaredo, Mário Andreoli, a ocupação de 80% no primeiro voo foi acima do esperado. "A gente já sabia do potencial de Dourados, mas essa ocupação no primeiro voo foi uma grata satisfação", afirmou. Ele disse que a Passaredo é parceira da Gol para atendimento de outros destinos nacionais e que o voo direto para Guarulhos facilita a conexão para as pessoas da região que buscam voos internacionais. "Já estamos trabalhando isso com as agências de viagens", afirmou.
Andreoli foi recebido pelo secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto de Araújo, o Beto, que representou o prefeito Murilo, e pelo diretor do aeroporto, Juliano Domingos. O gerente da Passaredo classificou Dourados como pólo de usinas de açúcar e  álcool e como Portal do Mercosul. "A gente fez um estudo, Dourados tem boa participação no PIB, tem 207 mil habitantes e é o centro de uma região de 1 milhão de habitantes. Está perto do Paraguai. Pessoas de lá vão voar por Dourados", disse. Lembrou ainda que os vôos fazem conexão entre dois grandes polos do setor sucroenergético do Brasil, que é Dourados e Ribeirão Preto, onde fica a sede da companhia.
O secretário Luiz Roberto comemora o início da operação da Passaredo dizendo que é mais uma ótima opção disponibilizada de ligação de Dourados com os grandes centros. Quanto a ótima ocupação já no primeiro voo, ele afirma que é muito gratificante ver o respaldo que a população está dando ao esforço da prefeitura e da companhia para viabilizar o voo.
"O prefeito Murilo tem trabalhado para estruturar o aeroporto desde que era vice-governador para criar em Dourados o segundo pólo aeroportuário do Estado. E isto está já acontecendo", explica o secretário. "Dourados e região está em franco desenvolvimento e a prefeitura vai trabalhar sempre para melhorar a estrutura do transporte aéreo", afirma Luiz Roberto.
O médico Antônio Brandão, que mora em São José dos Campos e tem fazenda em Laguna Carapã, era outro passageiro do voo. "Muito bom esse voo, facilita muito; saí de casa 11h30 fui para Guarulhos e já estou aqui. Antes a viagem de carro demorava uma eternidade", afirmou o médico.
O empresário Admilson Santana, de São Paulo, veio visitar um amigo e aproveitar para conhecer Dourados. A viagem, segundo ele, foi muito tranqüila. "Facilita muito para a cidade as ligações aéreas", disse.
O voo inaugural foi comandado pelo comandante Fábio, tendo como co-piloto Leonardo Bicudo. As comissárias de bordo eram Marcela Leme e Ohana Magalhães.
Voos - Nos dois voos ida e volta que fez na quinta e sexta-feira (um por dia), a Passaredo movimentou 201 passageiros em Dourados. 99 na quinta (61 desembarques e 38 embarques) e 102 na sexta (59 desembarques e 43 embarques).
A partir desta segunda-feira (18) a Passaredo fará dois voos por dia ligando Dourados a São Paulo (Guarulhos). As partidas de Dourados são às 10h45 e às 19h30. As partidas de Guarulhos para Dourados são às 9h20 e 14h20.
Com a entrada em operação da Passaredo Dourados fica com quatro partidas diárias para São Paulo. A Azul/Trip, que opera na cidade desde 2004 tem partidas às 3h30 e às 14h10 para Campinas (Viracopos). Com os nossos vôos passa de 100 destinos nacionais acessados via aérea por Dourados. 
A companhia fará ainda um voo entre Dourados e Campo Grande com partida às 15h45, e retorno da capital às 18h05. A venda de passagens para Campo Grande no site (www.voepassaredo.com.br) ainda está fechada. A empresa aguarda o fim das obras em Campo Grande para começar o voo.
A Passaredo tem sistema de "Codeshare" (troca de assentos) com a Gol. Assim, será possível voar pela empresa para muitos destinos nacionais e internacionais. A compra das passagens pode ser feita no site www.voegol.com.br. Ao todo, a operação vai gerar inicialmente 17 empregos na cidade, a maioria especializada.
Foto: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados