Educação faz com sucesso a 1ª Noite Feliz no Mundo Encantado

Evento promoveu a integração da educação com pais e alunos e comemorou os avanços da Educação de Dourados



Foi uma grande festa. Estudantes, professores, pais de alunos e famílias inteiras se reuniram, quinta-feira à noite, no Centro Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão) para a 1ª Noite Feliz no Mundo Encantado, evento promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Dourados.

"É a primeira vez na história de Dourados que reunimos os CEIMs (Centros de Educação Infantil), as escolas e a Reme (Rede Municipal de Ensino) num único evento", comemora a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi. "É um momento de congratulações e de comemoração por tudo o que conseguimos esse ano", acrescenta a secretária.


Durante a noite aconteceram 22 apresentações ao todo, envolvendo de crianças de dois anos até professores. Teve também apresentações em libras. 20 escolas e CEIMs da cidade e da Reserva Indígena se envolveram nas apresentações. Teve peças de teatro, apresentações de dança, de corais, música, dublagem, fanfarra, quadrilha sertaneja e vários outros espetáculos. No final teve um show de fogos de artifício.

As barracas da praça de alimentação foram montadas pelas APM (Associação de Pais e Mestres), que usarão os recursos arrecadados para investir nos seus projetos. No gramado do Jorjão foram montados vários brinquedos para a diversão das crianças. A decoração do ambiente foi feita pela secretaria.

O prefeito Murilo foi à festa, conversou com professores, moradores, acompanhou apresentações e ficou até o final, acompanhando o show de fogos. "É uma festa muito bonita, que proporciona a integração de toda a comunidade estudantil do nosso município. É um evento também que oferece um palco para apresentações culturais variadas. Isso estimula a arte e a cultura e pode ser o embrião para o surgimento de novos talentos que levarão o nome de Dourados para o Brasil", afirma Murilo.

Valdeir Alex, de 25 anos, passeava com uma filha e uma sobrinha na festa. "A idéia de se fazer essa festa é muito boa; gostei, acho que deve ter todo ano", disse. Jaqueline Vargas, de 24 anos, que mora na aldeia e tem dois filhos da Escola Tengatui Marangatu, também gostou e promete participar toda vez que ocorrer a festa.

Algemiro Fernandes, 44, morador no distrito de Picadinha, levou o neto que estuda na escola Geraldino Alves Correa para o evento. "Muito bom, bem organizado, acho importante essa confraternização", afirma.

As crianças também se divertiram muito. Alan Matheus, de 11 anos, estudante do 4º ano na escola Alícia Araújo, achou bacana a festa. Dalanda Vitória Bernardes Souza, também de 11 anos, moradora no Jóquei Clube e estudante do 5º ano da escola Clori benedetti de Freitas, gostou das apresentações culturais. "Gosto mais de música e dança", disse, sem desgrudar os olhos do palco.

Avanços - Entre os avanços da educação em Dourados este ano, a secretária Marinisa aponta a entrega de uniformes e kits escolares, a equiparação da média das escolas indígenas e rurais com as escolas da área urbana, a construção de novas escolas, construção de CEIMs, reforma de escolas e a capacitação continuada dos profissionais.

A secretária destaca ainda o cumprimento pela prefeitura do 1/3 da hora/atividade, o cumprimento do piso nacional dos salários da educação, o pagamento do percentual relativo à inflação ao pessoal da área administrativa e a inclusão de 7.500 alunos no programa Mais Educação, que proporciona reforço escolar, apoio nas tarefas, lanche, esporte, cultura e lazer.

Marinisa disse anda que a prefeitura conseguiu cadastrar projetos no Governo Federal para reformas em todas as escolas do município. "A educação em Dourados avançou e avança muito; temos muito, todos nós, o que comemorar", afirma.



Foto: A. Frota

Legenda: Prefeito Murilo, acompanhado da secretária Marinisa durante o evento que comemora os avanços na educação de Dourados

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados