Escritora Raquel Naveira fará a abertura da II Feira do Livro e da Leitura da UFGD

A escritora Raquel Naveira fará a abertura oficial da II Feira do Livro e da Leitura da UFGD e do VIII PROLER: "Ler o Mundo", vinculado ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Comitê Dourados, com a conferência 'A função social da literatura', marcada para às 19h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD.
Raquel Naveira pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao Pen Clube do Brasil. Escreveu vários livros, entre eles: Abadia (poemas, editora Imago,1996) e Casa de Tecla (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da Câmara Brasileira do Livro.
Os mais recentes são o livro de poemas Portão de ferro (Escrituras, 2006) e o livro de ensaios Literatura e drogas - e outros ensaios (Nova Razão Cultural, 2007), adotado em toda rede estadual do Rio de Janeiro. Escreveu ainda o infanto-juvenil, Pele de Jambo e o livro de ensaios, Fiandeira.
Unindo história e poesia, publicou os romanceiros Guerra entre irmãos (poemas inspirados na Guerra do Paraguai) e Caraguatá (poemas inspirados na Guerra do Contestado), que se transformou no curta-metragem "Cobrindo o céu de sombra", monólogo com a atriz Christiane Tricerri, sob a direção de Célio Grandes.

Todas as atividades da II Feira do Livro e da Leitura da UFGD acontecerão na Unidade 1 - prédio da reitoria (rua João Rosa Goes, 1761, Vila Progresso). O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEX e da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – FACALE e acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Unidade 1 da UFGD.  
A programação é vasta para o público de Dourados e região e a ideia é incentivar a leitura, a troca de saberes, o debate em torno da literatura e do mundo das letras, contribuindo com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e experiências acerca do livro, da biblioteca e da leitura.  Na programação estão diversas atividades culturais, minicursos, oficinas, conferências, mesas-redondas, comunicações orais, lançamentos, vendas e exposições de livros, performances e shows.
São apoiadores do evento a Fundação de Cultura de Dourados e a Secretaria de Estado de Educação.
CINE LIVRO e OFICINAS CULTURAIS
Durante a programação da II Feira do Livro e da Leitura e VII Proler: 'Ler o Mundo', várias atrações culturais já estão programadas para crianças e adultos.
Integram a programação, quatro filmes dentro do quadro Cine Livro, momento em que os participantes poderão assistir a filmes que têm como origem o texto literário impresso, com exibição comentada dos filmes 'Percy Jackson, o ladrão de raios' (comentário de Luciano Serafim); 'Terra Vermelha' (comentário de Andrea Dutra); 'Uma professora muito maluquinha' (comentário de Bruno Augusto) e 'Beijo no Asfalto' (comentário de Cleber de Oliveira).  
Simultaneamente, o público infantil e adulto também poderá participar das oficinas culturais promovidas ao longo do dia, sendo elas: Gincana Ecológica (bolsistas PIBEX/Cultura Bianca Silva e Rodrigo Quadros); apresentação cultural 'Amizade é uma coisa farinha é outra', do Coletivo Moenda; Dança criativa (bolsista Cultura Rosana Segatto); contação de história: 'Era uma vez' (bolsista PIBEX Janaina Barbosa) e Jogos Teatrais (bolsista PIBEX Stélio Constantino).
MINICURSOS / OFICINAS PROLER / COMUNICAÇÕES ORAIS
Em paralelo, também acontecerão dentro das oficinas do PROLER, 35 minicursos abertos à comunidade, principalmente para professores da rede de ensino de Dourados e região, com inscrições gratuitas e que devem ser feitas e-mail proler2013inscricoes@outlook.com
 Dentre os muitos minicursos ministrados pelos docentes e técnicos da UFGD, Uems, Unigran, Uniesp, Detran estão o de 'Leitura e usos de dicionários' que será ministrado pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Ieda Maria Alves; o de 'Aspectos das identidades sul-mato-grossenses: literatura e poder', que será ministrado por Carlos Magno Lieres Amarilha, do Grupo Literário Arandu; o 'Elaboração de problemas de Matemática: interação entre linguagens e seus significados', por Maria Aparecida Mendes de Oliveira e Cíntia Melo dos Santos, ambas docentes da Faculdade Intercultural Indígena Teko Arandu - FAIND/UFGD e o minicurso 'Leitura de mundos: estratégias interculturais, que será ministrado pelas professoras Célia Maria Foster Silvestre e Lauriene Seraguza Olegário e Souza, ambas da Uems de Amambai.

Veja a lista de minicursos que serão oferecidos e os resumos



VENDA DE LIVROS E SHOWS
Durante todos os períodos da Feira, editoras estarão com estandes montados para a exposição e vendas de livros. Haverá também lançamento de livros de autores da UFGD e de autores regionais.
Para encerrar os três dias de evento, a UFGD trará a banda pontaporaense, Surfistas de Trem. O show acontecerá no dia 22 de novembro, às 20h.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados