Projeto gastronômico de Dourados

Apoio da organização das empresas, festivais gastronômicos, missões técnicas e qualificação de mão-de-obra fazem parte das ações



A Prefeitura está finalizando o "Projeto Gastronômico de Dourados" para ser desenvolvido em 2014. É mais uma ação do prefeito Murilo através do Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável em apoio ao desenvolvimento local.




De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman, os pilares do projeto são a formalização das empresas, a qualificação de mão de obra, a troca de experiências com as missões técnicas e os festivais. A meta é envolver em torno de cem empresas da área de gastronomia de Dourados no projeto.



A ação começa já em janeiro e fevereiro com um festival envolvendo os bares da cidade. O nome do evento será anunciado nos próximos dias. O foco, segundo a secretária, é a comida de boteco para estimular a presença das pessoas nesses estabelecimentos no período de férias.



No meio do ano acontece a segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Dourados, voltado para a premiação de dos três melhores pratos do ano, escolhidos por um júri técnico e pela população. Neste ano a primeira edição do festival foi considerada um sucesso.



Com os festivais, do início e do meio do ano, o prefeito Murilo quer promover o turismo interno, levando as famílias e experimentarem os sabores da cidade. Além disso, os eventos estimulam os negócios, gerando renda para os empresários e emprego. Esses eventos ainda atraem turistas da região para a cidade de Dourados.



Logo no início do ano que vem começam as reuniões com os empresários para discutir a cadeia gastronômica. A prefeitura vai dar todo o apoio para as empresas que ainda não estão totalmente organizadas se regularizarem. Isso permitirá que as empresas possam ficar aptas a ser inseridas em programas de apoio e obter crédito na iniciativa privada para investir e atender melhor.



Na discussão com os empresários serão levantadas também as necessidades de qualificação de mão de obra. Com base nessas necessidades a prefeitura e os parceiros, que são o Senac, Senai, Sesc e Sebrae, por exemplo, criarão programas de qualificação e formação de trabalhadores para atender a demanda.



Neire explica que a prefeitura tem trabalhado projetos estratégicos em todas as áreas da economia para ajudar os empresários a se organizarem e crescerem, sempre com o foco na geração de emprego e renda, beneficiando a cidade como um todo. "O prefeito Murilo trabalha nessa linha de pensamento", explica a secretária.



A organização do setor de gastronomia é mais uma etapa para a consolidação de Dourados como um dos melhores destinos turísticos do Estado. Pesquisa da Fundação de Turismo de MS colocou Dourados na categoria "Colher", junto com Bonito, como pronta para o turismo.



Com vocação para o turismo de eventos, a Prefeitura tem procurado organizar e atrair grandes eventos para a cidade, movimentando hotéis e restaurantes. O Projeto Gastronômico de Dourados chega, segundo Neire, para consolidar a área de gastronomia, garantindo a qualidade necessária para o setor continuar crescendo.



Legenda: Com projeto gastronômico, prefeitura prepara festival de comida de boteco para janeiro de 2014

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados