Alunos de escolas municipais de Dourados vão ganhar par de tênis em 2014



No início do ano letivo de 2012, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados receberam kit com material escolar e duas camisetas de uniforme. No mesmo ano, próximo ao inverno, cada um ganhou ainda um agasalho para enfrentar o frio.



A medida, inédita na história de Dourados, foi adotada pelo prefeito Murilo para padronizar a vestimenta dos alunos de escolas e Ceims e ao mesmo tempo oferecer mais condições para que se sentissem incentivados a frequentar as aulas e obter boas notas.



No início de 2013, todos os alunos receberam novamente o kit de material escolar e as camisetas de uniforme e tiveram uma novidade: o prefeito entregou também uma mochila para cada um dos cerca de 27.500 estudantes.




Recentemente, o prefeito Murilo anunciou que em 2014 os estudantes vão receber pelo terceiro ano consecutivo o kit de material, a mochila, as camisetas e mais um artigo: cada aluno vai ganhar um par de tênis.



"Esse era nosso objetivo desde que assumimos a prefeitura em 2011, entregar material escolar, uniforme, mochila e o par de tênis e estamos fazendo isso ano a ano, sempre aumentando um pouco mais. Estamos cumprindo o compromisso de sermos parceiros dos pais na criação e educação de seus filhos", afirmou o prefeito.



AVANÇOS

Ao fazer um balanço dos avanços da educação em 2013, a secretária Marinisa Mizoguchi destaca a importância do kit de material escolar, uniforme, mochila e agora o tênis. "Sabemos o quanto é difícil manter os filhos na escola. O uniforme e parte do material escolar representam uma economia considerável para os pais no começo do ano", afirmou.



Segundo sua avaliação, o ano letivo 2013, que termina nesta semana, teve avanços substanciais tanto na infraestrutura quanto nos repasses de recursos e na parte pedagógica. Ela cita a reforma de seis Ceims e mais 1.130 vagas abertas na atual administração.


Marinisa cita ainda a qualidade do ensino com a capacitação continuada de professores e administrativos, pagamento do piso nacional de professores, aprovação da hora-atividade para os profissionais de educação, alimentação balanceada na merenda escolar e melhoria no repasse de fundos da merenda para as APMs (Associações de Pais e Mestres), além de autonomia de gerenciamento concedido a escolas e Ceims.



Atualmente são 42 escolas inseridas no programa Mais Educação, e 7.500 alunos utilizando duas horas do contraturno das aulas normais para reforço escolar, tarefa e atividades esportivas, recreativas e culturais.



Dourados é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a aprovar uma lei municipal assegurando a aplicação dos recursos provenientes dos royalties do petróleo exclusivamente na educação. De iniciativa do prefeito Murilo, a lei foi aprovada em julho pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo chefe do Executivo.



Assim como todos os municípios brasileiros, Dourados receberá uma fatia do montante de royalties provenientes da exploração de petróleo do pré-sal.



CEIMS

Os Ceims encerram o período de inscrições no dia 31 deste mês. A inscrição pode ser feita através do site www.dourados.ms.gov.br. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Município de 31 de janeiro.



Pais de alunos que já frequentam os Ceims precisam fazer a rematrícula na própria unidade. No caso de pais que fizeram as inscrições em 2012 e não conseguiram a vaga, essas ainda são válidas. Apenas se precisar alterar algum dado é preciso procurar a Secretaria de Educação.



O ano letivo de 2013 termina nesta terça-feira, 17. Assim como as escolas, os Ceims iniciam o ano letivo 2014 em 5 de fevereiro.



ESCOLAS

O período de pré-matrícula para as escolas municipais de Dourados ficará aberto até 10 de janeiro de 2014. Segundo a Secretaria de Educação, o sistema digital é destinado a alunos da educação infantil (pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).



A designação das vagas será feita de 13 a 27 de janeiro e o período de confirmação da matrícula na escola é de 14 a 31 de janeiro de 2014.



Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o pai ou responsável deverá fazer a matrícula na escola no prazo de quatro dias úteis a partir da designação da vaga. Após os dias estabelecidos para a designação, os pais devem conferir para onde o aluno foi designado no site da Matrícula Digital.



Mais informações sobre as inscrições para as escolas municipais e Ceims podem ser obtidas na Central de Matrículas, localizada na Secretaria de Educação, na Rua Coronel Ponciano. Os telefones são (67) 3411-7607 e 3411-7779.

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados