Câmeras aumentam segurança na praça de Dourados

A programação Dourados Brilha 2013, que acontece na Praça Antônio João desde domingo, está sendo monitorada por três câmeras de segurança de alta resolução. A iniciativa da prefeitura através da Guarda Municipal é para dar maior segurança às pessoas que circulam pela praça, além de ajudar a resguardar o patrimônio público.



Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, as câmeras foram cedidas por uma empresa local, para colaborar com a prefeitura a proporcionar uma festa mais segura. "As câmeras estão auxiliando a segurança e por ser de alta tecnologia, cobre toda a praça, em todos os ângulos, inclusive nas imediações".




No posto da Guarda Municipal, uma equipe fica de plantão 24 horas monitorando as câmeras. "O objetivo é evitar furtos, já que a praça está bem decorada com adereços que podem ser alvos de ataques, além de evitar assaltos e até agressões ou brigas", comentou.



O primeiro evento monitorado por câmeras em Dourados foi a 36ª Festa Junina, que aconteceu no pátio do Estádio Douradão. Durante a festa, cinco câmeras fizeram o monitoramento, o que garantiu segurança e tranquilidade aos participantes.



Mesmo de forma experimental, Dourados saiu na frente no atendimento à lei aprovada pela Assembleia Legislativa, determinando a instalação de câmeras em eventos com mais de duas mil pessoas. A lei proposta pelo deputado Jerson Domingos é válida para todo o Estado.



Legenda: Centro de controle montado pela Guarda Municipal na Praça Antonio João; câmeras ajudam a oferecer segurança à população

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados