Com nova iluminação, Hayel Bon Faker fica mais bonita e segura

O prefeito Murilo inaugurou na noite desta sexta-feira, dia do aniversário de 78 anos de Dourados, a nova iluminação da Rua Hayel Bon Faker, um dos principais acessos à cidade. A cerimônia foi na Praça Pedro Rigotti. Com a estrutura, a rua ficou mais clara, garantindo mais beleza e segurança ao trânsito.

Todas as luminárias dos superpostes foram desligadas para dar lugar a suportes mais baixos – a 7,5 metros do solo. Ao todo, são 113 conjuntos de braços, totalizando 226 luminárias. Estas ainda possuem 452 lâmpadas de vapor metálico, que levam mais claridade à via.


A modificação de estendeu no trecho mais movimentado da Hayel Bon Faker, do cruzamento com a Rua Ponta Porã até o Trevo da Bandeira."A chegada da cidade também é um cartão postal, para quem vem do Paraná ou de outros municípios vizinhos. O prefeito está de parabéns por este presente para o aniversário da cidade", afirmou o presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado.

"Essa iluminação deixou Dourados com ares de cidade grande. As cidades grandes estão sempre preocupadas com uma boa iluminação", afirmou o vereador Sério Nogueira. Ele ainda lembra que com a área melhor iluminada, evita aglomeração de pessoas mal intencionadas, como assaltantes, por exemplo. "Vira um local para a família", disse se referindo à Praça Pedro Rigotti, que também teve os suportes instalados.
 
"Essa necessidade de melhorar a iluminação das principais avenidas, já vem sendo discutida. Dá um aspecto melhor à cidade e mais segurança", afirma o vereador Madson Valente. "Acho que toda essa adaptação é um marco para Dourados, dinheiro bem investido. Ficará melhor para o trânsito, inclusive de ciclistas e pedestre", ressaltou o vereador Maurício Lemes.

A instalação das novas luminárias recebeu investimento de R$ 602.516 em recursos do município angariados através da Cosip (Contribuição Sobre Iluminação Pública). É com esse dinheiro que a prefeitura custeia, faz manutenção e investimentos na iluminação pública. O tributo é pago pelos moradores na conta de luz, sendo a alíquota variável conforme o consumo e pessoas que gastam menos de 100 kW por mês não pagam.

Além da iluminação, a rua será revitalizada com nova sinalização vertical e horizontal, as rotatórias dos cruzamentos com a Antônio Emílio de Figueiredo e Joaquim Teixeira Alves serão retiradas devido ao grande fluxo no local. Ainda serão instalados semáforos, nos cruzamentos com as ruas Monte Castelo, W-5, W-11 e W-17.
 
"Faz parte de um projeto de revitalização das avenidas de entrada da cidade. A próxima a receber essa estrutura será a Presidente Vargas", afirmou o prefeito Murilo.

A previsão é de que os trabalhos nesta avenida se iniciem ainda em janeiro. Murilo também destacou que deve ser realizada posteriormente uma troca de lâmpadas na Marcelino Pires, para que fique mais clara.

Legenda: Murilo entrega nova iluminação da Rua Hayel Bon Faker; cerimônia foi na Praça Pedro Rigotti
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados