Dourados lança dia 18 Ação Saberes Indígenas na Escola

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação, Faculdade Intercultural Indígena e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) lançam quarta-feira, dia 18, às 18h, a "Ação Saberes Indígenas na Escola". O evento será no auditório da UFGD, na unidade I (antigo Ceud).



A Ação Saberes Indígenas na Escola, instituída pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais. Dourados aderiu ao programa em razão de que o município mantém seis escolas na área indígena e uma escola localizada na Missão Evangélica Caiuá, onde 90% dos alunos são indígenas.




A Ação Saberes Indígenas na Escola é executada pela UFGD em parceria com o Estado, Secretaria de Educação, MEC (Ministério da Educação), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).



O objetivo da ação é promover a formação continuada de professores indígenas no processo de alfabetização, respeitando suas línguas maternas e seus processos próprios de aprendizagem. Durante dois anos os cursistas selecionados das escolas indígenas vão elaborar material didático diferenciado de forma que atenda mais adequadamente realidades étnicas e culturais, previstas na legislação brasileira da Educação Escolar Indígena.



A seleção dos cursistas aconteceu no dia 14 de novembro, na Unidade I da UFGD, onde esteve reunida a Banca de Seleção formada pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação, UFGD e Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas, para análise das inscrições, currículos e contagem de pontos dos candidatos.



Após a análise das 27 inscrições, foram homologadas 24 e, dentre estes, classificados sete candidatos que obtiveram a maior nota, um por escola. Os demais candidatos homologados ficarão como suplentes em caso de desistência de alguns dos orientadores classificados.



Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-2621, na Secretaria de Educação, com a professora Teodora de Souza, ou na Faculdade Intercultural Indígena, com a professora Neimar Machado de Sousa.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados