Mais 500 formandos do Qualifica Dourados

Prefeito apresentou cartilha dos 58 cursos de qualificação que serão abertos em 2014 com 1.600 vagas



Pelo menos 500 pessoas que concluíram os cursos do Qualifica Dourados e Qualifica Dourados/Pronatec no segundo semestre deste ano compareceram na noite de quarta-feira à Praça Antônio João durante a programação Dourados Brilha 2013, para receber o certificado, entregue pelo prefeito Murilo.




Das 1.751 pessoas inscritas neste ano, 1.400 já concluíram os cursos oferecidos pela prefeitura. A Secretaria de Assistência Social informa que alguns cursos ainda estão acontecendo nas escolas do Senai e Senac e serão finalizados ainda neste mês.



O prefeito Murilo elogiou a participação dos douradenses nos cursos e aproveitou para divulgar uma cartilha com novos cursos para 2014, todos totalmente gratuitos. Para o ano que vem a prefeitura vai oferecer 58 cursos com 1.600 vagas, cujas inscrições já estão abertas.



Murilo disse que a cidade vive um momento histórico, por isso é importante dar oportunidade para as pessoas se qualificarem. "Nosso objetivo é fazer com que todos tenham oportunidade de realizar sonhos e se vocês realizam seus sonhos nós também ficamos felizes", afirmou, lembrando que a prefeitura vai continuar oferecendo mais cursos. Ele pediu para que as pessoas divulguem aos parentes, amigos ou conhecidos os cursos de qualificação.



O prefeito voltou a informar que entre os novos cursos que serão abertos em 2014 está um para mulheres que queiram trabalhar na construção civil, principalmente na área de acabamento.



Também estavam presentes na entrega de certificados o deputado estadual Laerte Tetila, os vereadores Idenor Machado, Alberto Alves dos Santos e Madson Valente, além das secretárias Ledi Ferla (Assistência Social) e Neire Colman (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e representes do Senai e Senac.



MULHERES LIDERAM

De acordo com a secretária Ledi Ferla, as mulheres continuam liderando em participação nos cursos do Qualifica Dourados. Dos 1.751 inscritos nos cursos deste ano, 998 foram mulheres e 753 homens. Ela lembrou também a participação dos jovens. Do total de inscritos, 1.055 são considerados jovens, 526 adultos e 170 idosos.



Outras 630 pessoas foram qualificadas através das unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), muitas em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os cursos ministrados pelo Senai e Senac são em parceria com o Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal.



DINHEIRO EXTRA

A aposentada Eva Juliana dos Santos, 60, disse que fez o curso de bijuterias no Cras do Jardim Canaã I. Ela reside no Jardim Guarujá, na mesma região. "Foi muito importante fazer esse curso, agora já poderei ganhar um dinheiro extra vendendo bijuterias", afirmou.



A amiga de Eva, Alessandra de Castro Matos, 28, disse estar satisfeita por ter feito o curso de bijuterias, já que está desempregada e vai poder fazer os acessórios para vender. "Foi uma grande oportunidade para a gente receber essa qualificação".



Valdirene Batista Leite, 32, disse que já está vendendo os salgados que aprendeu a fazer durante o curso de salgadeira no Cras do Jardim Água Boa. Ela mora na Vila Vila Cachoeirinha e não mediu esforços para se deslocar até outro bairro para aprender uma profissão. "Foi uma grande conquista para mim, já estou ganhando dinheiro fazendo salgados. Tenho muito a agradecer ao prefeito Murilo".



Legenda: Prefeito Murilo durante entrega de certificados a mais 500 formandos do Qualifica Dourados

Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados