Painel discutirá nesta terça-feira as contribuições da Embrapa para a sustentabilidade na agropecuária

Dando continuidade ao ciclo de eventos técnicos, a 50ª Expoagro (Feira Agropecuária Internacional) sedia nesta terça-feira (27), a partir das 7h30, o painel "Contribuições da Embrapa para Sustentabilidade Agropecuária". A atividade acontece no auditório do Parque de Exposições de Dourados. 
No Painel, representantes de diversos segmentos da sociedade devem debater temas  não somente com o setor agrícola, mas envolver também o público urbano.  São temas relacionados à contaminação de recursos hídricos por agrotóxicos, apresentando os trabalhos realizados na Embrapa Agropecuária Oeste - que deram origem a um software que simula o comportamento ambiental de determinados agrotóxicos - e a resultados de pesquisa sobre emissão de gases de efeito estufa em diferentes sistemas de produção. 


"A Embrapa tem pesquisas que contribuem para entender melhor os processos de efeito estufa e de contaminação ambiental por agrotóxicos e, eventualmente, que direcionam para algumas práticas agrícolas e modelos de produção que sejam menos impactantes ao meio ambiente e que contribuam para mitigar esses problemas que hoje afligem o mundo como um todo", ressalta Guilherme Lafourcade Asmus, chefe geral da Embrapa em Dourados.
Durante o painel, o pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior apresentará em detalhes os processos relacionados ao comportamento ambiental de agrotóxicos no solo (lixiviação, escoamento superficial e volatilização), bem como suas implicações e consequências.
Já a pesquisadora Michely Tomazi fará um panorama da emissão de gases de efeito estufa na agricultura, suas implicações tanto na produção agrícola em virtude das mudanças climáticas, quanto na pressão de organizações internacionais sobre a agricultura brasileira.


LANÇAMENTO DE LIVRO 

Durante o painel, será lançado o livro "Consórcio Milho-Braquiária", com informações diversas e resultados de pesquisa sobre o tema. A publicação tem como editor técnico Gessí Ceccon, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Agropecuária Oeste.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados