Aeroporto de Dourados movimenta 60 mil passageiros no 1º semestre

Com retomada de voo da Azul após inverno e ampliação da operação da Passaredo em setembro, previsão é ultrapassar os 120 mil passageiros/ano

O aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, movimentou 59.638 passageiros no primeiro semestre de 2014. O fluxo é 150% superior aos 23.960 passageiros do primeiro semestre do ano passado. Para se ter ideia do crescimento constante, durante todo o ano de 2012 o aeroporto movimentou 22.972 passageiros.

Neste primeiro semestre de 2014 a Azul movimentou 34.315 passageiros entre embarque e desembarque e a Passaredo 25.653. O resultado só não foi maior porque a Azul suspendeu o voo noturno por contado de fatores climáticos e a Passaredo suspendeu igualmente um voo por causa de seu programa de reestruturação.


A projeção é de que o aeroporto, administrado pela prefeitura, ultrapasse o fluxo de 120 mil passageiros no ano. No início de setembro a Azul retoma o voo noturno. Em agosto a Passaredo inicia o sistema de 'codeshare' com a TAM e há expectativa de mais voos para Dourados.

Todos os voos, realizados em aeronaves ATR 72 com 70 assentos, partem e chegam lotados de Dourados. A Azul voa direto para Campinas e a Passaredo para São Paulo (Congonhas), com escala em Três Lagoas. Com o cancelamento de dois voos diários, muitas pessoas tiveram de voltar a utilizar o aeroporto de Campo Grande, uma vez que a demanda pelo transporte aéreo cresce muito em Dourados.

O crescimento da demanda é em função do processo de reestruturação do aeroporto que vem sendo realizado permanentemente desde que o prefeito Murilo era vice-governador. As reformas iniciais permitiram a ampliação dos voos, que até 2011 era apenas um por dia. Com isso toda a região passou a voar por Dourados. Ao todo foram investidos mais de R$ 6 milhões em melhorias.

O trabalho dedicado acabou resultado num novo investimento, que permitirá a operação de aeronaves de até 162 passageiros. Dourados foi incluído prioritariamente no Programa de Investimento em Logística: Aeroportos e deve receber R$ 36 milhões para ampliação da pista, construção de novo terminal de passageiros e sistema de operação por instrumentos.

Com isso, segundo o prefeito Murilo, Dourados passa a ter um aeroporto à altura do desenvolvimento da cidade. "Nós somos uma cidade que cresce e se desenvolve muito acima da média nacional; por isso a nossa preocupação e nossa luta para investir em infraestrutura, garantindo todas as condições para o empresário investir mais e gerar mais emprego e renda", afirma Murilo.

Legenda: Movimento no aeroporto de Dourados cresce constantemente e deve fechar o ano com 120 mil passageiros
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados