Parque Rego D’Água vira ponto de encontro de amigos e vizinhos

Inaugurado há uma semana pelo prefeito Murilo o parque localizado na região do Grande Água Boa recebe centenas de moradores todos os dias

O Parque Ambiental do Córrego Rego D'água Primo Fioravante Vicente, inaugurado no dia 1º deste mês pelo prefeito Murilo, se tornou ponto de encontro para vizinhos e amigos, alem de unir as famílias em momentos de diversão. Aberto diariamente das 5h às 23h, o local recebe centenas de pessoas para atividades de esporte e lazer, principalmente no fim de tarde e finais de semana.

As estudantes Raquel Lima da Silva e Ana Caroline Andrade Mendes, as duas com 16 anos, moram respectivamente na Vila Cachoeirinha e Jardim Água Boa. Elas viram no parque um ponto de encontro entre suas casas e um bom lugar para marcar um tereré com os amigos. "Aqui a gente acaba ficando mais próximo dos amigos e dos vizinhos, todo mundo se encontra, se cumprimenta, conversa", disse Raquel.

O atendente Waysllan Machado, 18, considera um bom ponto de encontro para os amigos, principalmente os que gostam de praticar esportes e manobras de bicicleta. "Antes a gente não tinha um lugar para fazer manobras que hoje aqui tem. É fechado, seguro, então gostamos bastante".

Machado frequenta o parque diariamente. "Já virou ponto certo de encontro para os amigos, todos os dias no fim de tarde, depois do trabalho e da escola", destacou. Segundo ele, os jovens já estavam sem opções próximas de casa. "Para se encontrar tinha que ir para o centro ou outros bairros".
O uso das quadras poliesportivas e de areia tem sido frequente no local, principalmente pelas famílias que aproveitam o tempo para ficar juntas. É o caso do vendedor Marcos Batista Alves, 33, que aproveitou o final da tarde de sábado para reunir a esposa e os três filhos para passear no parque e jogar vôlei com os amigos.

"Aqui a gente pode vir junto, sabe que estão todos seguros e se divertindo. Os filhos encontraram os amigos aqui. O espaço ficou muito bom e perto de casa. Pretendemos vir mais vezes para aproveitar", disse Alves.

Drieli Ribeiro dos Santos, 26, fez o mesmo. Ela mora na Vila Cachoeirinha e aproveitou o sábado para fazer uma caminhada com os filhos até o parque. No local, as crianças puderam interagir com outras em atividades esportivas, como vôlei de areia. "Ficou bem mais perto, antes para ter um momento desse a gente tinha que ir longe. Agora tá perto de casa e todos se divertem bastante", disse ela.


ATIVIDADES
A administração do parque oferece bolas a quem for praticar esporte no local. As famílias ainda podem levar seus equipamentos para usar no espaço, mantido pela Prefeitura de Dourados.

A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) organiza ainda uma oficina de pipa que vai preceder um Festival de Pipa previsto para ser realizado em agosto no local. Além disso, nos próximos dias começam as inscrições para escolinhas de futsal e para o projeto Caminhar.

"A frequência de pessoas no parque já está muito grande e a determinação do prefeito Murilo é para aproveitar aquela área para desenvolver atividades de esporte e lazer, além de levar ainda mais famílias douradenses para o parque", explica o diretor-presidente da Funed Antonio Coca.

ESTRUTURA

A área externa do parque já é usada frequentemente para caminhada e corrida. A pista do parque tem 2.050 metros. O local costuma ficar lotado pelas manhãs e finais de tarde. A área interna que foi inaugurada para uso da população no dia 1º também possui uma pista de caminha que em breve será iluminada.

O espaço ainda possui quadra poliesportiva, pista de skate, espaço para lanchonete, píer (ponte sobre os lagos), sanitários, playground, campo de futebol, deck, vestiário, quadra de areia e área de administração.

Ainda está em fase final de implantação uma Academia de Saúde, que levará mais atividades físicas coordenadas por educadores físicos. A intenção é unir esporte e lazer à preservação do meio ambiente. Serão plantadas mais árvores e grama no parque, além da limpeza frequente do córrego e lagos.

Legenda: Famílias aproveitam o fim de semana para atividades de esporte e lazer no Parque Rego D'Água
Crédito: A. Frota

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados