Acadêmicos conhecem projeto vencedor da Floriano Peixoto



A Prefeitura de Dourados anunciou na noite desta quarta-feira, 20, o projeto vencedor para a requalificação de um trecho de três quadras da Rua Floriano Peixoto, no centro de Dourados-MS. O anúncio foi feito por Wladimir Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, durante a abertura oficial da Semana Acadêmica de Arquitetura da Unigran, no auditório do Bloco 10.
 
O projeto vencedor foi o do Grupo 3, denominado Novos Urbanistas, formado pelos estudantes Julio Alves Moreira, Filipe Godoy Santana e Rafael de Sá Souza. O professor orientador foi Bruno Bonfim Moreno.

O projeto vencedor valoriza bastante os pedestres e para isso utiliza o avanço das calçadas em alguns locais e lombo-faixas. Para as calçadas, o grupo propõe piso mesclado e troca de algumas árvores por vegetação mais adaptada. Com a substituição o número de árvores sobre de 38 para 80.

Os alunos também propõem a revitalização do canteiro central, com estacionamento em alguns locais, semáforos para pedestres, totens de luz, iluminação das árvores, lixeiras modernas, áreas para descanso e muitos vasos com vegetação decorativa. A proposta do grupo é tornar a rua uma referência para a região.

Um dos fatores destacados pelos jurados durante a escolha do projeto foi o fato de o grupo ter ido ao local da revitalização ouvir os empresários.

O próximo passo é a reunião dos estudantes com a comissão organizadora do concurso, formada por representantes da Prefeitura, Curso de Arquitetura da Unigran e dos empresários, para discutir a readequação do projeto. Durante o julgamento foi verificado que algumas necessidades não foram contempladas e outras  intervenções não atendem totalmente a idéia original.

De maneira geral os jurados gostaram bastante dos trabalhos. Dos sete grupos de alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Unigran inscritos três apresentaram projetos. "Para você ter uma ideia do nível dos trabalhos a decisão sobre o vencedor saiu no último voto", disse o professor Márcio de Melo Carlos Santos, coordenador do curso.

O secretário Wladimir, que representou o prefeito Murilo, informou aos acadêmicos que o projeto da Rua Floriano Peixoto é piloto e pode resultar em outros. Segundo o secretário, a Prefeitura já está trabalhando na organização dos empresários de outros trechos de rua em bairros.

A proposta dos empresários da Rua Floriano Peixoto é torná-la um centro gastronômico de Dourados. O primeiro passo é a revilatização. Depois a atração para o local de novos restaurantes. Finalizado o projeto de revitalização e feito o projeto executivo, a comissão de empresários e a Prefeitura vão discutir a obtenção dos recursos para as obras.

Foto: A. Frota 
Legenda: Alunos do grupo Novos Urbanistas, Julio Alves Moreira, Filipe Godoy Santana e Rafael de Sá Souza, com o secretário Wladimir e o professor Márcio na entrega dos certificados

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados