Ações do Agosto Azul continuam nas unidades de saúde de Dourados

As ações do Agosto Azul permanecem nas Unidades Básicas de Saúde de Dourados. As atividades desenvolvidas pela prefeitura através da Secretaria de Saúde no mês lembrado como de incentivo para que os homens cuidem melhor da própria saúde, foram iniciadas na segunda-feira, dia 18, na praça Antônio João.
As atividades seguem durante todo o mês nas unidades de saúde. Todas estarão envolvidas nas ações e cada uma tem uma programação própria voltada ao evento, para que estas cheguem até os moradores das mais diversas regiões de Dourados.


A abertura das ações na praça ofereceu uma série de serviços voltados à prevenção. O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), por exemplo, levou orientações sobre como evitar doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Já o programa DST/Aids distribuiu preservativos, panfletos e orientar os homens para seguirem à sede da unidade para realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite. Já o Núcleo de Imunização aplicou na praça as doses de vacinas do calendário adulto.
 
O Núcleo de Saúde Bucal realizou avaliação da cavidade oral que, entre outros, é um método de prevenção contra o câncer de boca. O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) ainda fez alerta sobre o tabaco, sendo a atividade também uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto.

A intenção é alertar que muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente e mantém hábitos saudáveis. Isso porque na maioria das vezes eles não buscam os serviços e quando o fazem, não seguem os tratamentos recomendados. Os homens costumam achar também que não vão adoecer e por isso não se cuidam, além de geralmente ter mais medo de descobrir doenças.

Eles ainda praticam menos atividades físicas do que as mulheres e têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendência à obesidade. Além disso, estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, e estão envolvidos na maioria das situações de violência. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles ainda costumam viver sete anos a menos em média do que as mulheres.

Durante as atividades do Agosto Azul serão lembradas práticas diárias e simples que podem ajudar o homem a melhorar a qualidade de vida. Entre elas, está adotar uma alimentação saudável, beber ao menos dois litros de água por dia, não fumar, evitar consumir bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos e atividades de lazer regularmente.

Outra orientação é sempre procurar os serviços de saúde quando tiver sintomas e seguir o tratamento corretamente, fazer periodicamente as checagens e exames pertinentes a sua idade, como os de pressão arterial e próstata, por exemplo. Através do SUS (Sistema Único de Saúde), a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa que pode realizar o tratamento ou encaminhar para o serviço especializado.

Foto: A. Frota

Legenda: Ações do Agosto Azul em prol do homem foram realizadas nesta segunda-feira na praça Antônio João

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados