Caminhar Dourados leva exercício orientado gratuito a mil pessoas

O projeto Caminhar Dourados desenvolvido pela Prefeitura de Dourados através da Funed (Fundação de Esporte) já agregou mil adeptos nos 10 polos espalhados pelo município. O objetivo é levar qualidade de vida à população, através da atividade física dirigida e acompanhada.
O trabalho é realizado em parques, praças e complexos esportivos. Ele é constituído por grupos de pessoas de diversas idades e classes sociais, que se reúnem nestes pontos para praticar atividades físicas gratuitamente, orientadas por profissional capacitado.

"Muitos chegam inicialmente ao projeto pela necessidade de praticar atividade física regular, por iniciativa própria ou indicação médica. No entanto, o que percebemos é que se torna algo prazeroso aos participantes, tanto a prática do exercício como a convivência com outras pessoas", afirma a educadora física do projeto, Débora Borda. Ela ainda lembra que os grupos despertam novos talentos. São potenciais corredores que começaram apenas com a caminhada e hoje participam até de competições.
"O Caminhar Dourados tem ampliado seus propósitos a cada dia, mudado a vida de muitas pessoas, levando uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida e tendo como consequência uma melhora na autoestima", complementou a educadora física.
Nos encontros, são realizados alongamentos e os mais variados tipos de exercícios, como os de fortalecimento muscular, relaxamento, respiração. Isso, além da caminhada e corrida.
Para melhor atender os participantes, alguns polos estão, inclusive, sendo reestruturados. As Academias de saúde que estão em fase de implantação no município também serão um diferencial para o projeto. Todas as atividades são desenvolvidas de forma lúdica. Dependendo o grupo, é utilizada música ou até mesmo materiais alternativos confeccionados pelos próprios participantes.
É muito simples fazer parte do Caminhar Dourados, basta comparecer em um dos polos espalhados pelo município no horário em que o projeto é desenvolvido e acompanhar as atividades. Não é necessária inscrição prévia. Para saber os locais e horários, basta entrar em contato com a Funed através do telefone 3424-5702.

Foto: A.Frota
Legenda: Caminhar Dourados reúne mil pessoas em pelo menos 10 polos espalhados pelo município

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados