Com Geo Portal, Murilo eleva Dourados ao mesmo nível das grandes cidades

Ferramenta vai possibilitar que as pessoas tenham acesso instantâneo a todas as informações sobre imóveis

A Prefeitura de Dourados apresentou na manhã desta quarta-feira, durante solenidade em comemoração ao Dia do Corretor na Câmara de Vereadores, o "Geo Portal", uma ferramenta que moderniza a relação com contribuinte e facilita a vida das pessoas, principalmente para o setor imobiliário.

A partir de agora toda a consulta sobre a situação dos imóveis de Dourados poderá ser feita pelo site da Prefeitura. Além de todas as informações de cadastro e situação do imóvel, as pessoas poderão ter acesso inclusive à localização do imóvel no mapa, conforme explicou Alex Sandro Pereira Sabino, diretor de Lançamento e Arrecadação de Tributos da Secretaria de Fazenda.
O secretário de Fazenda, Walter Carneiro Junior, disse aos vereadores e corretores presentes na solenidade que desde o início da gestão do prefeito Murilo se desenvolve condições para facilitar a vida dos contribuintes. "Melhoramos o atendimento, o sistema de cadastro e a recepção de imagem de satélite e há 8 meses trabalhamos no Geo Portal", explicou.
O objetivo, segundo Walter, é uniformizar a disponibilização de informação da forma mais ágil possível ao cidadão. "Tenho certeza que os corretores irão reduzir em 90% a ida à Central do Cidadão em busca de informações sobre imóveis. Nossa proposta é facilitar a vida do cidadão sempre", ressalta o secretário. Ele informou ainda que a ferramenta está em construção e poderá ser aprimorada com as sugestões dos profissionais.
Os corretores gostaram muito da ferramenta. "Facilita e agiliza. Muitas vezes, atendendo solicitação de clientes, perdemos tempo com um terreno, primeiro para localizar o dono e depois ainda descobrimos que há problemas com documentação. Com esse sistema a gente faz a checagem na hora obtendo as informações. Vai ajudar muito", afirma Ademar Fioreze, corretor da Imobiliária Colméia.
Para Mário Rubens de Paula, diretor da Mud Negócios Imobiliários, a ferramenta apresentada pela Prefeitura responde ao anseio dos profissionais do ramo imobiliário. "É uma ferramenta democrática que agiliza o levantamento de informações e funciona como um meio importante para evitar especulações", afirma.
Para Mário Rubens, o sistema coloca Dourados no mesmo nível da maioria das capitais e grandes cidades brasileiras. "É uma evolução; hoje o corretor responde perante o código civil e tudo o que você cria para promover uma transação imobiliária clara e segura é bom para todas as partes", acrescenta.
Outro corretor a destacar a importância da ferramenta é Wilson Búzio, diretor da Imobiliária Contato. "Na era do smartphone, onde se resolve tudo por celular, o Geo Portal é uma ferramenta que significa um avanço muito grande para Dourados", destacou. Ele foi homenageado na solenidade, em nome da categoria, pelo tempo de atuação como corretor de imóveis em Dourados.
O vereador Maurício Lemos agradeceu a Prefeitura por ter feito a apresentação do Geo Portal na solenidade em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. O secretário de Governo, José Jorge Filho, também estava presente na solenidade desta quarta-feira. O presidente da Câmara, Idenor Machado, também prestigiou o evento.
Como acessar - Para acessar a ferramenta basta entra no site da Prefeitura de Dourados, no endereço www.dourados.ms.gov.br e clicar no ícone "Valor Venal – Mapa de Quadra".  Lá ele terá a opção de visualizar Boletim, Planta e Quadra. Para ter a informação sobre o imóvel é preciso digitar o número da inscrição imobiliária.

Foto: A. Frota
Legenda: Ao lado de Alex e de Maurício, o secretário de Fazenda Walter Carneiro Junior falou da proposta do prefeito Murilo de modernizar e facilitar sempre a vida dos cidadãos de Dourados

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados