Defesa Civil de Dourados orienta outros municípios

A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), de Dourados vem orientando outros municípios da região sobre a as regras de se estruturar uma coordenação de Defesa Civil.
Esteve em Dourados na semana passada, o coordenador da Defesa Civil de Caarapó, Dionaldo Morinigo, 2º sargento do Corpo de Bombeiros do município. Ele recebeu orientações dos agentes do Compdec. Outro município que recebeu orientações de Dourados foi o coordenador de Defesa Civil de Maracaju, Roberto Campos.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Dourados, João Vicente Chencarek, Dourados está a disposição de outros municípios, no sentido de orientar e proporcionar cursos de capacitação, como já foi feito em várias situações.
Hoje a Defesa Civil de Dourados é uma referência no Sul do Estado. Ele lembra que também está a disposição do governo federal para atender catástrofes em outros estados, em especial no Nordeste.
A Defesa Civil tem o benefício da Lei Federal 2608, de 04/2012, em que traça diretrizes de atuação. A lei traz a importância de trabalhos preventivos, a estruturação de cada órgão, para garantir acesso aos recursos emergenciais e principalmente o cartão magnético para pagamentos da Defesa Civil. "Esse cartão é um mecanismo criado pelo governo federal para agilizar a liberação de recursos para atender catástrofes. Dourados é a única cidade do Estado a ter esse cartão", disse Chencarek.
De acordo com o coordenador, através desse sistema é possível o acesso a recursos com mais rapidez.

Foto: Divulgação
Legenda: O coordenador da Defesa Civil de Caarapó, Dionaldo Morinigo, recebeu orientação dos agentes do Compdec de Dourados.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados