Elias Ishy (PT) destacou a importância do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político

O vereador Elias Ishy (PT) destacou a importância do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político, iniciativa dos Movimentos Sociais que ocorrerá no país inteiro, nos dia 1º a 7 de setembro, e conta com o apoio de mais de 70 instituições como CNBB, CUT, pastorais sociais e movimentos estudantis. O objetivo é coletar 10 milhões de votos para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para uma reforma do atual Sistema Político Brasileiro.
Em Dourados, a mobilização está sendo realizada pelo Comitê Municipal do Plebiscito Constituinte com apoio do Comitê de Defesa Popular, movimentos sociais, sindicatos, igrejas e o Mandato Participativo do vereador Elias Ishy (PT).

"A reforma do Sistema Política Brasileiro visa garantir que a sociedade brasileira seja de fato representada em nossos parlamentos. Hoje, 73% do Congresso Nacional representam os fazendeiros e empregadores, a minoria privilegiada do Brasil. Os trabalhadores são 90% do povo brasileiro, mas têm menos de 20% de representantes eleitos. As mulheres são mais da metade da população e têm menos de 10%; negros, menos de 9%, e apenas 3% de jovens (16 a 35 anos), que são 40% do eleitorado", apontou Ishy.
Este Plebiscito pela Constituinte Exclusiva pretende debater e propor mudanças no atual Sistema Político, fortalecendo a nossa frágil democracia. Um dos itens a ser debatido é o financiamento privado das eleições. "Essa é uma das principais portas para a corrupção no setor público, porque depois de eleitos muitos candidatos passam a defender os interesses das corporações que os patrocinaram, em detrimento dos interesses da sociedade", afirmou Ishy.
Dourados terá vários locais para votação, em praças, associações de moradores, igrejas, sindicatos, escolas e universidades. O eleitor responderá sim ou não à pergunta: "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?".

Foto: Thiago Morais
Plebiscito visa debater e propor mudanças no atual Sistema Político, diz Elias Ishy

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados