HU/UFGD/Ebserh implanta aplicativo para registro eletrônico de incidentes

O Hospital Universitário – HU/UFGD/Ebserh implantou um aplicativo em que usuários, acompanhantes, servidores e colaboradores podem registrar suas queixas de inconformidade de algum serviço dentro do hospital através do Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos (VIGIHOSP). A primeira versão do software foi desenvolvida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) e agora chega a Dourados para aplicação.

Durante o lançamento do Aplicativo que aconteceu em Brasília, o diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Celso Araújo, destacou que a facilidade que o sistema VIGIHOSP oferece ao usuário na notificação dos incidentes resultará em um monitoramento mais confiável. "Nós temos uma ferramenta extremamente útil, eficiente e eficaz, com a qual poderemos monitorar e estabelecer políticas para a resolução dos problemas", ressaltou o diretor.


O HU/UFGD/Ebserh já possui um núcleo de segurança do paciente implantado e também participa como membro do Comitê Ebserh de Segurança do Paciente, juntamente com outros cinco hospitais do país. Os membros farão uso do software como piloto durante o mês de agosto e, após o período de disponibilização do sistema para testes, serão implantadas melhorias pela sede, como o Serviço de Qualidade Hospitalar acompanhando em tempo real as notificações de toda a rede hospitalar. O hospital poderá trabalhar em projetos para apoiar os hospitais filiados na ampliação da segurança do paciente.

A partir do mês de outubro, o VIGIHOSP deverá ser disponibilizado a todas as filiais. A divulgação do sistema ocorrerá no período de 05 a 09 de agosto e a partir do dia 11 até o final do mês, será disponibilizado a todos os servidores do HU/UFGD/Ebserh para testes.

O lançamento do Aplicativo em nível nacional ocorreu em julho, na sede da Ebserh em Brasília, com a presença também da Chefe de Serviços de Qualidade Hospitalar, Helaine Capucho, cuja tese de doutorado deu origem ao sistema de notificação.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados