Caarapó promove ato cívico em comemoração ao Dia da Independência

A prefeitura de Caarapó antecipou para sexta-feira (5) as comemorações alusivas ao Dia da Independência. Ato cívico foi realizado na Praça Central da cidade, com organização da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

O evento teve apresentações culturais do Grupo Sonh'Art (teatro Sonhos) e Orquestra do Projeto Musicalizando-sede (Músicas Km 11;  Mercedita e Nothing Else Matters. A fanfarra municipal também fez evoluções com os toques característicos.


O ato teve a presença do prefeito Mário Valério (PR), do presidente da Câmara, vereador Manoel Batista de Souza (DEM), vereadores Roberto Nakayama (PMDB), Cido Santos (PR), Odirlei Luiz Longo (DEM), Manoelito de Oliveira (PMDB) e André Nezzi (SDD), representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, secretários municipais, comunidade escolar e convidados da sociedade civil.

A mensagem dos organizadores do evento remeteu à luta do povo brasileiro para a construção de um país livre e solidário. "É uma luta permanente e é preciso estarmos constantemente mobilizados para que possamos garantir as conquistas e avançar no firme propósito de nos tornarmos um país desenvolvido em todos os aspectos", diz o texto produzido pelo cerimonial. "Uma educação de qualidade é o que garante a formação do cidadão, de um povo conhecedor e merecedor de seus direitos e deveres, construtores de ações que buscam minimizar as desigualdades e construir um país onde todos participem das decisões e dos benefícios para uma vida digna, direito de todo brasileiro", continua.

Quanto à educação local, a mensagem descreve: "Em nosso município, as escolas buscam educar e preparar para o exercício da cidadania numa sociedade onde todos conhecem, respeitam e exercem seus direitos e deveres. Devemos sempre nos lembrar de que a conquista da independência é um processo que nunca termina. Se a briga do passado era para termos as leis, hoje é para que essas leis sejam cumpridas de fato e a população possa ter uma igualdade social e de direitos".

Em seu pronunciamento, o prefeito Mário Valério abordou questões ligadas aos ideais de liberdade e independência, com foco nas questões contemporâneas. "Hoje o Brasil completa 192 anos de independência. É uma data comemorativa importante, mas que merece algumas reflexões. Sete de Setembro sugere liberdade. Estamos livres do poder colonial que Portugal exercia sobre o povo brasileiro do descobrimento, em 1500, até o dia da independência – 7 de setembro de 1822. Porém, ainda não estamos totalmente livres de muitos problemas que afetam o nosso povo. No país, as injustiças sociais ainda estão presentes. Temos um povo que sofre, mas que também é lutador, que não desiste nunca", discursou.

Fazendo referência às questões locais, Valério disse que "em Caarapó, apesar dos problemas semelhantes ao resto do país, temos uma situação que nos faz comemorar. Também influencia os ideais de liberdade o crescimento que o município vem experimentando nos últimos anos, com a população crescendo, empregos sendo gerados. Temos nos esforçado para proporcionar as condições de infraestrutura para tornar esse crescimento sustentável e duradouro... Investimentos em saúde e educação que garantem qualidade. Apesar de todos os problemas que ainda existem", disse, acrescentando que "independência e vida! É isso que almejamos para a nossa gente. Porque esse povo ordeiro e trabalhador de Caarapó está lutando para isso. Todas as classes de trabalhadores estão dando uma clara demonstração de que o nosso município é um lugar bom para se viver. E estão ajudando a construir o futuro desse lugar".

Mário Valério encerrou o seu pronunciamento agradecendo "a todos que nos ajudam a realizar o sonho de construir uma cidade melhor. Professores, diretores, coordenadores, toda a equipe escolar, pais e alunos, enfim, todos que estão envolvidos no sistema educacional e têm colaborado nesse projeto de trabalhar – e trabalhar muito por nossa gente. Sei que estão desenvolvendo uma educação sempre levando à reflexão crítica dos alunos sobre o papel que cada uma deve exercer na sociedade".

Foto: José Carlos
Prefeito Mário Valério discursa em ato cívico em comemoração ao Dia da Independência, observado por autoridades

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados