Com chuva, plantio nacional da soja é aberto em Dourados

Importância de Dourados como pólo de produção agropecuária, de comércio e serviços foi destacada nos discursos 

O ministro Neri Geller, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pilotando um trator com plantadeira de grande porte, abriu oficialmente nesta quarta-feira, 24, em Dourados o plantio oficial da Safra de Soja 2014/2015. O evento, que acontece em Dourados até o final da tarde desta quinta-feira, está sendo transmitido para todo o Brasil pelo Canal Rural. "Uma abertura de plantio com chuva, como todo o produtor rural espera", destacou o jornalista João Batista, apresentador da solenidade.

Antes do plantio, realizado na área do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde acontece o evento, o ministro discursou numa solenidade no tattersal, destacando a representatividade de Mato Grosso do Sul na defesa do setor agropecuário. Falou dos programas de incentivo à produção e armazenagem e do esforço para ampliar o seguro agrícola.
O ministro foi recebido pelo prefeito Murilo no aeroporto de Dourados, onde desembarcou acompanhado de diretores do Ministério. "É um prazer receber o ministro em nossa cidade; na sua pessoa ele trás para Dourados hoje todo o setor produtivo agropecuário nacional", disse o prefeito, que agradeceu a Aprosoja Nacional e Estadual e também o Canal Rural por trazer o lançamento do plantio da soja nacional para Dourados.
Murilo destacou a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional de produção e elogiou o trabalho do governador André Puccinelli, que recebeu o ministro ao lado dele no aeroporto, e do senador Waldemir Moka.
Agradeceu ainda a Eduardo Riedel, vice-presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e presidente da Famasul por ter se empenhado, juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, para implantar em Dourados o primeiro centro nacional de formação de técnicos para a área agrícola do setor sucroenergético. "Dourados está assumindo a responsabilidade de formar jovens para trabalhar num setor que está apenas começando; uma economia nova que trará muita riqueza para a região", ressaltou Murilo.
O governador André destacou a evolução da atividade da agropecuária, com o emprego cada vez maior de tecnologia para a produção de alimentos, enfatizando a qualidade e potencial do Estado. Já o senador Moka lembrou a representação do Estado no cenário agropecuário nacional, com Riedel na CNA e Almir Dalpasquale na presidência da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) Nacional. Ele cobrou do ministro mais empenho para resolver problemas de armazenamento e infraestrutura/logística. "A vantagem desse ministro é que ele desceu no trator para ser ministro", ressaltou.
Eduardo Riedel destacou o evento em Dourados como brilhante e agradeceu o prefeito Murilo pela parceria. O vice-presidente da CNA também elogiou o governador André na defesa do direito à propriedade e a presença de Neri Geller no Mapa. "Ele representa bem o agronegócio", disse.
O presidente da Aprosoja estadual, Maurício Saito, que falou em nome também do presidente nacional Almir Dalpasquale, agradeceu a Murilo por receber a Caravana Soja Brasil em Dourados e destacou a importância do município não apenas como pólo de produção agropecuária, mas universitário e de serviços. "São mais de 20 mil alunos em 4 universidades", destacou.
De acordo com Maurício, 70% da produção do Estado está na região centro-sul, que tem Dourados como centro. Destacando a importância do agronegócio como atividade responsável por 20% do PIB brasileiro, cobrou do governo federal melhor infraestrutura e logística para que o produtor possa ter mais segurança. "No nosso Estado somos referência em produção, mas perdemos em competitividade por falta de infraestrutura", disse Saito.
O presidente do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, canal de TV voltado para o agronegócio que encabeça a coordenação do evento juntamente com a Aprosoja, afirmou que o objetivo foi trazer para Dourados tecnologias e discussões sobre o agronegócio. Os parceiros do evento são o Sindicato Rural de Dourados, a Prefeitura de Dourados, o Governo do Estado/Seprotur e empresas que atendem o campo.

Foto: A. Frota
Legenda: Prefeito Murilo recebe ministro em Dourados

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados