Curso de Pedagogia da UFGD comemora 35 anos durante a 8ª Semana da Educação

​Na noite de ontem (1º), o auditório da unidade 1 esteve lotado de estudantes e profissionais da área da educação que prestigiaram a abertura da 8ª Semana da Educação, 8º Seminário de Pesquisa e 1º Encontro Infância e Brincadeiras.
A abertura do evento fez menção aos 35 anos do curso e logo em seguida foi iniciada a conferência de abertura com o professor Jadir de Morais Pessoa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que palestrou sobre a literatura na formação dos estudantes e dos cidadãos.
A 8ª Semana de Educação segue até esta quinta-feira, dia 4 de setembro. Na programação estão previstas, ainda, três noites de palestras com professores convidados de outras universidades, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD. Nesta terça-feira, o professor Rogério Zanim de Melo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a professora Débora de Barros Silveira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vão debater sobre "O movimento como processo de desenvolvimento da inteligência na criança". Na quarta-feira, 3, o tema da mesa-redonda será "Pedagogia UFGD: 35 anos de conquistas e desafios", com as professoras Jacira Helena do Valle Pereira (UFMS) e Giselle Cristina Real (UFGD).

A conferência de encerramento do evento será com a professora Maurilane Biccas, da Universidade de São Paulo (USP). Ela vai proferir palestra sobre "História e cultura da África no currículo da educação da criança", no auditório da unidade 1, a partir das 19 horas.
Ao longo do evento também acontecerão apresentações de trabalhos acadêmicos todas as tardes, no prédio da Faculdade de Educação, na Unidade 2.
35 anos da Pedagogia

O encerramento da 8ª Semana de Pedagogia será com um show musical com Camila Faca e Simão Gandhy. A apresentação é parte do projeto cultural Celebrações, da Coordenadoria de Cultura. O show é também uma homenagem aos 35 anos do Curso de Pedagogia.
Ao longo desses 35 anos, o curso já teve centenas de alunos. Muitos hoje são professores e professoras da rede básica de ensino de Dourados e região. Os pedagogos e pedagogas formados na UFGD também têm atuado na direção de escolas, na pesquisa em educação e na elaboração e gestão de políticas educacionais.
Para resgatar a memória desses 35 anos de curso e também para evidenciar a trajetória dos que já passaram pelos bancos da UFGD, o curso de Pedagogia está pedindo que egressos e ex-professores enviem fotografias antigas com seus respectivos relatos. As pessoas que tiverem fotografias que envolvam o Curso de Pedagogia das instituições nominadas UFGD, UFMS (CEUD) e CPD no município de Dourados podem enviar para o e-mailsemanadaeducacaoufgd@gmail.com. As fotos que já foram agrupadas estão disponíveis no link http://pedagogia35anosfaed.wordpress.com/fatos-em-fotos/.




Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados