Dourados sedia abertura nacional do plantio da soja e Prefeitura é parceira

- Prefeito Murilo diz que esse grande evento é mais uma comprovação da credibilidade e do potencial do município -
A cidade de Dourados sedia nos dias 24 e 25 deste mês de setembro a abertura do plantio nacional da soja. Os eventos que marcam o início do cultivo da oleaginosa no país acontecem no Sindicato Rural de Dourados, com a presença da mídia nacional, incluindo a caravana 'Soja Brasil', do Canal Rural.

De acordo com Maurício Saito, presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), entidade que organiza o evento, a escolha de Dourados é em função de o município ser um pólo regional muito importante de produção de soja no Brasil. Ele também destaca a importância do Estado no cenário nacional de produção agrícola.
Na sexta-feira, Maurício, acompanhado de Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural de Dourados, se reuniu com o prefeito Murilo, que definiu a Prefeitura como parceira do evento. São parceiros do evento também a Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa Agropecuária Oeste e o Governo do Estado, através da Agraer e Seprotur.
A abertura oficial acontece no dia 24, uma quarta-feira, às 9h, com participação de autoridades federais e estaduais. Durante a tarde deste dia e todo o dia 25 haverá uma série da atividades para o produtor, segundo Maurício. Entre as atividades está um workshop sobre a lagarta Helicoverpa, que preocupa bastante os produtores.
A carreta do Canal Rural ficará estacionada em Dourados nos dois dias, com várias atividades ao produtor e divulgando a produção da região. A estrutura do evento no Sindicato Rural compreenderá ainda de tendas de empresas produtores de máquinas e insumos, que divulgarão novas tecnologias aos produtores.
Maurício agradeceu ao prefeito Murilo pela parceria e também as outras entidades. Só com essas parcerias, segundo ele, é possível realizar um evento desse tamanho.
A safra - A safra 2014/2015 no Brasil tem estimativa de produção recorde, na casa das 94 milhões de toneladas, um aumento de quase 9% em relação à 2013/2014, que foi de 86 milhões de toneladas.
Para o presidente nacional da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Almir Dalpasquale, que é de Mato Grosso do Sul, a nova safra exige um novo desafio para o produtor. Ele lembrou que os sojicultores não devem se preocupar somente com os preços, mas também com o clima.
"Uma nova safra sempre é um desafio para os produtores. Além dos preços, o clima é outro fator importante para ficarmos de olhos. Não podemos nos esquecer de que precisamos da ajuda de São Pedro para uma boa safra", disse Dalpasquale ao Canal Rural.
Dourados é obteve produtividade média de 48 sacas/hectare na última safra. O município é um dos pioneiros no uso do Sistema de Plantio Direto. Almir diz que a escolha de Dourados para receber o evento significa a melhor rota para reunir todas as autoridades. No ano passado a abertura foi em Mato Grosso.
O prefeito Murilo ficou muito contente com a escolha de Dourados. "Nossa cidade tem recebido grandes eventos nos últimos anos. Isso é fruto de um trabalho sério que realizamos para resgatar a imagem da cidade e revelar o seu grande potencial", diz Murilo. "Um evento como esse em nossa cidade comprova que estamos no caminho certo e que quem investe em Dourados se dá bem", afirma o prefeito.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Marisvaldo Zeuli, Dourados é referência na produção agrícola local e o evento se torna providencial. "É um evento que poderia acontecer em muitos outros locais do país e optaram por Dourados, peço que os produtores venham prestigiar o evento. Foi uma boa escolha", afirma Zeuli.

Foto: A. Frota
Legenda: Maurício Saito e Marisvaldo Zeuli reunidos com o prefeito Murilo, tratando do lançamento o plantio nacional da sola em Dourados

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados