Estudantes da UFGD organizam gincana para ensinar anatomia no Ensino Fundamental

​ Alunos de três escolas de Dourados participaram de uma atividade lúdica, envolvendo esportes e conhecimento em biologia. A 5ª Gincana de Anatomia, realizada pelos acadêmicos do curso de Educação Física da UFGD, é uma forma de ensinar estudantes de escolas públicas conteúdos sobre miologia (estudo dos músculos) e osteologia (estudo dos ossos).

Para ensinar a anatomia do corpo humano, os acadêmicos da UFGD utilizavam exemplos dos principais movimentos desportivos. Os estudantes do Ensino Fundamental foram levados a pesquisar quais músculos são utilizados para um atleta executar o chute e o passe no futsal, o arremesso e a bandeja no basquetebol, o bloqueio e a cortada no voleibol e a condução de bola e finalizações no handebol. Após as pesquisas, os estudantes das escolas participaram de gincana de perguntas, e os participantes receberam kits escolares como premiação.
Esse método de ensino atraiu a atenção dos jovens, contando com a participação de aproximadamente 260 alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental, de três escolas: Ministro João Paulo dos Reis Velloso, Pastor Daniel Berg e Castro Alves. A V Gincana de Anatomia deve ser realizada ainda nas escolas Presidente Tancredo Neves e Ramona da Silva Pedroso.


PIBID
A realização da V Gincana de Anatomia se dá por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), um programa financiado pelo Ministério da Educação por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na UFGD são mais de 90 bolsistas do PIBID, que recebem bolsas no valor de R$ 400,00 mensais para participarem de projetos em escolas públicas. Assim, acadêmicos são incentivados a participar de atividades que oferecem reforço escolar, lazer e cultura para professores e alunos da rede pública de ensino.
A V Gincana de Anatomia é um subprojeto do PIBID dentro do curso de Educação Física e é coordenado pelo professor Manuel Pacheco e pela professora Marina Vinha.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados