Oportunidade: Pós-Doutorado em Epidemiologia da Tuberculose

O grupo de estudos de tuberculose da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com as Universidades de Yale e Stanford, convida médicos ou doutores para a realização de pós-doutorado em tempo integral focado em epidemiologia e modelagem matemática na área de tuberculose.
A investigação tem como foco modelar a transmissão e o controle da tuberculose nas prisões e será desenvolvida com base nos dados primários coletados a partir de um estudo prospectivo de corte. O candidato selecionado irá participar de uma equipe de pesquisa com sede no Brasil, com colaboração e orientação de pesquisadores de Yale e Stanford, nos Estados Unidos. Para tanto, deverá ter disponibilidade para viajar ao país parceiro e permanecer o tempo necessário para a conclusão do projeto.
A bolsa de estudos tem validade de um ano, a partir de julho de 2015, com possibilidade de prorrogação por mais um. O candidato deverá ser o primeiro autor de um projeto, mas poderá ser responsável por outras pesquisas independentes ao final da parceria. A bolsa é vinculada ao programa Global Health Equity Scholars (GHES) e será implementada através de Yale ou Stanford.


Procedimentos de solicitação
Os candidatos terão que se candidatar primeiro ao grupo de pesquisa e, em seguida, para o programa GHES. Os interessados devem enviar uma carta de apresentação de duas páginas (incluindo justificativa que demonstre os interesses na pesquisa e sua experiência na área da bolsa), CV e informações de 2 contatos para referência para o e-mail: jandr@stanford.edu. Todas as informações prestadas na submissão deverão ser em inglês.
As candidaturas que forem apresentadas até o dia 15 de outubro de 2014 terão prioridade. O prazo final para submissão será 01 novembro de 2014. Os candidatos que foram pré-selecionados para a pesquisa deverão se inscrever no programa GHES até 01 de dezembro de 2014. Os critérios de elegibilidade e instruções detalhadas do requerimento encontram-se no link: ghes.berkeley.edu/application.

Qualificações exigidas
- Médico ou Doutor com experiência em epidemiologia, bioestatística, matemática, ecologia ou disciplina relacionada;
- Compromisso com uma carreira em pesquisa de saúde global;
- Registro acadêmico excelente e habilidades de comunicação;
- Capacidade de trabalhar como parte de uma equipe altamente colaborativa a partir de várias instituições e países;
- Experiência e fluência em pelo menos uma linguagem de programação científica (R, Python, Matlab preferencialmente, outros aceitáveis);
- Fluência em Inglês (fala e escrita);
- Candidatos residentes nos Estados Unidos devem ser cidadãos americanos ou residentes permanentes.

Equipe de investigação
O pós-doutorando vai participar de uma experiente equipe de pesquisadores que se baseiam na UFGD (Julio Croda, MD, PhD), Yale (Albert Ko, MD) e Stanford (Jason Andrews, MD). O grupo de pesquisa conduz, atualmente, estudos voltados para a epidemiologia, dinâmica de transmissão e controle da tuberculose em doze prisões brasileiras, o que envolve trabalho interdisciplinar, incluindo epidemiologia convencional e molecular, matemática, ciência ambiental e política em saúde.

Programa GHES
O Fogarty Global Health Equity Scholars Program é um programa orientado de pesquisa, patrocinado pelo Fogarty International Center e institutos e centros que colaboram com o National Institutes of Health (NIH). O programa GHES reúne um consórcio que inclui a Universidade da Califórnia, Berkeley, Universidade Internacional da Flórida, Universidade de Stanford e Universidade de Yale. O principal objetivo do programa é contribuir com a formação de jovens pesquisadores em saúde global, educadores e profissionais que estarão preparados para enfrentar os novos desafios na área da saúde global. O programa visa treinamento interdisciplinar de excelência em pesquisa relacionadas à saúde global de forma a promover a equidade em saúde para as populações ao redor do mundo. 

Contatos
Para perguntas sobre a oportunidade de treinamento, entre em contato com Jason Andrews, MD jandr@stanford.edu. Para perguntas gerais sobre o programa GHES, elegibilidade e requerimento, o contato é Melaine Delcroix, PhD mdelcroix@berkeley.edu.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados