Turismo regional define linhas de ação em Dourados

A articulação integrada entre os municípios é uma das linhas definidas por representantes dos municípios

Reunida em Dourados na semana passada a diretoria do Fórum Regional de Turismo local definiu quatro linhas estratégicas de atuação. Essas linhas são organização e gestão da instância, comunicação e marketing, análise e prospecção de políticas, planos e projetos e articulação e integração.

O Fórum também definiu a sua missão, que é "Fomentar o desenvolvimento do turismo da região da Grande Dourados de maneira sustentável e integrada, através dos municípios, instituições e comunidades locais, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo".
A reunião do Fórum de Turismo da Grande Dourados aconteceu na sala de reuniões da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável). Participaram o secretário Wladimir dos Santos Silva e a turismóloga Rejane Delvalle Morinigo, pela Prefeitura de Dourados, José Raúl, diretor de Turismo de Rio Brilhante, Leandro Narciso, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Douradina, Rosimeire Duarte, diretora da Getsul de Itaporã, e Jean Carlo, Cistiane Ferrari e Tânia Souza, técnicos da Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).
No dia 27 de outubro, às 9h, o Fórum se reúne na Prefeitura de Rio Brilhante para validar as definições do planejamento estratétigo. Nessa mesma reunião, cada município vai apresentar a sua estrutura de organização turística e um estudo com as potencialidades.
No caso de Dourados a Prefeitura, na gestão do prefeito Murilo tem avançado muito na gestão na organização do turismo. Tanto que a cidade, junto com Bonito, está na categoria "Colher", do "Programa de Classificação dos Municípios", cujo objetivo é induzir o desenvolvimento da atividade turística.
Esse resultado é em função da organização do turismo no município coloca o município na mais alta das três categorias, que são Nascer, Frutificar e Colher. A maioria dos empreendimentos turísticos estão no Cadastur. Além disso, com programa de capacitação, a Prefeitura apóia os empresários na preparação para um atendimento cada vez melhor.
Equipotel - A Prefeitura, em parceria com a Yantur Viagens, leva 18 empresários de Dourados para a missão técnica à Equipotel São Paulo, a maior feira de Hotelaria e Gastronomia da América Latina, que acontece de 15 a 18 de setembro, das 13h às 21h, no Anhembi, em São Paulo. A partida dos empresários é no domingo.

Foto: A. Frota
Legenda: Diretoria do Fórum de Turismo da Grande Dourados se reuniu para discutir estratégias de trabalho

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados