UFGD oficializa instalação da Faculdade de Educação a Distância


​Representando um grande avanço nas políticas de acesso à educação superior, a UFGD formalizou na manhã de hoje (4) a instalação da Faculdade de Educação a Distância (FACED), que desde 2010 atuava como diretoria, ofertando cursos de graduação e pós-graduação a distância, e no dia 12 de agosto passou ao patamar de faculdade após aprovação do projeto pelo Conselho Universitário da UFGD.A cerimônia, além de marcar a oficialização da FACED para toda a comunidade acadêmica, deu posse à professora Elizabeth Matos Rocha como diretora da faculdade, função similar à que vinha desenvolvendo como coordenadora da EaD/UFGD.


A docente é habilitada em Matemática pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas e publicações na área de Educação a Distância e Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase no ensino de Matemática. Também é professora Colaboradora do mestrado em Educação da Faculdade de Educação da UFGD.

Após a abertura da cerimônia com apresentações musicais, a docente falou sobre a consolidação do setor da Educação a Distância na Universidade, demonstrando o crescimento obtido pela área em quatro anos de existência. "A EaD da UFGD sabe de onde vem, onde está e onde quer chegar. A certeza que tenho é de que essa posse representa a posse dessa grande família que é a EaD/UFGD", emocionou-se na presença dos vários servidores do setor.

Para se ter uma ideia, segundo ela, em 2010, a diretoria era composta por dois professores e dois técnicos e hoje ocupa dois andares de um prédio provisório com dez docentes e 13 técnicos, que são responsáveis pela confecção do material didático aplicado nas aulas, da disponibilização do sistema virtual pelo qual os cursos são ofertados, da avaliação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, entre outras atividades.

Para abrigar toda essa estrutura e as ações futuras, a EaD, agora FACED, vai ganhar seu próprio bloco na Unidade 2 da UFGD. As obras estão em andamento e até 2015 estará pronto o prédio de 2.704,26 metros quadrados com laboratórios de informática, estúdio, gabinetes, salas de capacitação, videoconferência, produção de conteúdo, ensino, avaliação e pesquisa. Atualmente, o setor está alojado em prédio localizado no centro da cidade de Dourados, que conta com estúdio de gravação de áudio e vídeo, laboratórios equipados, sala de reunião e mais de 70 estações de trabalho para servidores. 


Caminho para o acesso

Presente na cerimônia, o reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, afirmou que o compromisso da Instituição é ser uma universidade de referência em educação superior, pensando em pessoas que têm direito à formação, mas que por motivos históricos tiveram seus direitos negligenciados.

"A UFGD tem trabalhado de forma a proporcionar o acesso a essas pessoas, construindo políticas necessárias para que elas estejam na universidade e permaneçam, concluindo sua formação. Sabemos que muitos não têm condições de estar presencialmente na UFGD e, dessa maneira, é preciso fazer a universidade chegar a elas", disse, reforçando que as condições tecnológicas existentes hoje possibilitam levar a educação a todos.

O reitor ressaltou, também, a importância de um setor como a EaD chegar ao patamar de faculdade, lembrando que o Plano de Expansão da UFGD ganhará força em 2015, mostrando-se muito mais audacioso do que se apresentou até o momento, com o planejamento de que em alguns anos a FACED ofereça seus cursos a 8 mil estudantes e tenha um quadro de 400 professores.

Desde seu início, a EaD/UFGD disponibilizou 1.820 vagas em cursos de graduação, 550 nos cursos de especialização e 1.250 nos projetos de extensão e na formação continuada, somando cerca de R$ 9 milhões de reais em investimentos, que se transfiguram em expansão e interiorização da oferta do ensino superior, como é meta do Plano Nacional de Educação.

Atualmente, a nova faculdade possui, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), os cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Física. Além disso, no ano 2014, o setor passou a oferecer sua primeira graduação própria, a Licenciatura em Letras/Libras.

Também em conjunto com a UAB, a Instituição tem quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Gestão Pública Municipal, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão de Saúde e Especialização em Matemática.

Além disso, para os encontros presenciais e aplicação de provas, a UFGD conta com nove polos de apoio, localizados em regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul. Cada polo possui sua própria coordenação, com setor administrativo, professores, salas de aula e de estudo, laboratórios de informática, biblioteca e espaço de convivência.

Quem quiser saber mais sobre a EaD/UFGD pode acessar o site http://portalead.ufgd.edu.br/. Lá há informações sobre os cursos, a metodologia de ensino e notícias sobre os processos seletivos, entre outros dados.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados