Dourados Brilha - Guarda Municipal implanta sistema de monitoramento na Praça Antonio João

- Murilo quer segurança total durante a programação de Natal que é voltada para a família douradense - 

A segurança na praça Antônio João, por solicitação do próprio prefeito Murilo, será ainda mais reforçada durante os dias do Dourados Brilha, campanha de Natal que a prefeitura realiza a partir de segunda-feira, dia 1º de dezembro. Cabos de fibra ótica são instalados na área central da cidade para a implantação de câmeras que vão auxiliar a Guarda Municipal nos trabalhos de vigilância.

No ano passado, os equipamentos foram decisivos para flagrar aqueles que tentavam cometer crimes na área central. "Todas as imagens caem diretamente numa central que fica na Guarda. As imagens são acompanhadas a todo o momento e qualquer movimentação suspeita é relatada à equipe que está nas ruas", explica o comandante João Vicente Chencarek.
Além do interior da praça, os arredores também são flagrados pelas câmeras, além da área que abrange os bancos. Os equipamentos ficam 24h ligados vigiando trechos da avenida Presidente Vargas, Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves. "A praça e os arredores ficam sempre bem frequentados, então precisamos do maior cuidado possível para evitar a ocorrência de crimes", relatou o comandante.
A ordenação do trânsito também será alvo de fiscalização da Guarda Municipal nos principais cruzamentos da área central. Para que tudo seja atendido a contento, o contingente de guardas será reforçado inclusive a noite durante os dias de "Dourados Brilha". "Nós já temos uma estrutura na praça, que será ampliada de forma significativa por conta deste período", relatou.  O órgão possui uma guarita que ficará aberta durante as festividades para repassar informações e para que a população também possa fazer denúncia.
Em dias pontuais em que é esperado um volume de aglomeração de pessoas superior aos demais, o reforço na fiscalização de trânsito será feito por agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). É o caso do dia da abertura das festividades, para quando é esperado o maior público na praça. O alerta é para que as pessoas fiquem atentas.
As alterações realizadas nas vias também devem ser alvos de atenção. Para dar mais espaço aos visitantes da praça e conforto aos que vão ao local também para saborear as opções de alimentação, este ano a estrutura de barracas foi montada em um trecho da avenida Presidente Vargas, logo ao lado da praça. Este já está, inclusive, interditado.
Programação - A abertura da campanha de Natal "Dourados Brilha" será no dia 1º de dezembro às 19h30 na praça Antônio João. Na ocasião, haverá acendimento das luzes de Natal na praça e em trechos das avenidas Marcelino Pires, Presidente Vargas, Hayel Bon Faker e Weimar Torres; chegada do Papai Noel e abertura da casinha dele, início das atividades da Pista de Patinação no Gelo e apresentação da banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A pista de patinação funcionará até o dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, sábado e domingo das 14h às 20h, nos dias 24 e 31 das 14h às 18h, e no dia 25 (Natal) não funcionará. Já a Casa do Papai Noel será aberta todos os dias das 18h às 22h para visitação.
Pontos altos da programação estão o Dia da Padroeira de Dourados – Nossa Senhora Imaculada Conceição (8 de dezembro). A praça ainda recebe Missa Campal às 17h e é de onde inicia a procissão luminosa, coroação de Nossa Senhora e acendimento da iluminação natalina da Catedral.
Já no dia do Aniversário de Dourados (20 de dezembro) haverá sorteio de prêmios do IPTU 2014 – um carro e duas motos 0 km, apresentação da Camerata Moinho Cultural de Corumbá, e show com Douglas Davi.

Foto: A. Frota
Legenda: Monitoramento por câmeras e através das equipes em todos os pontos da praça será ainda melhor que no ano passado.

Mais lidas

Faculdades de Medicina no Paraguai: Universidade USCA abre 280 vagas para curso de medicina e inscrições já estão abertas.

Veja a relação dos candidatos a vereador em Dourados com número que aparece na urna

Proprietários são notificados para adequação das calçadas em Dourados